Ronaldinho Gaúcho é desafeto do Grêmio. O clube que formou o camisa 10 do Fla tem grande ressentimento por ele. A saída em 2001 e a negociação frustrada 10 anos depois foram motivos para tal situação. Seja com força ou criatividade, a torcida encontrou várias maneiras para protestar contra ele durante o ano. A reportagem do UOL Esporte elencou cinco jeitos diferentes de "cornetar" R10 criados pelos aficionados que o receberão no Olímpico neste domingo.
Ronaldinho Gaúcho teve o rosto estampado em notas de R$ 50 e R$ 100. A "nova moeda" foi divulgada através do site "Dentuço Pilantra". O endereço eletrônico foi criado pelos aficionados quando o armador deixou o clube pela primeira vez, em 2001. Na ocasião ele dizia querer renovar vínculo, mas se transferiu para o PSG. Com o retorno ao Brasil, em janeiro, e mais uma "curva" no Grêmio, o endereço eletrônico foi reativado. Nele há registros dos dois momentos que geram até hoje o ódio dos gremistas. Ronaldinho é chamado de mau caráter e Assis, seu irmão e empresário, também é difamado.
RONALDINHO GAÚCHO VIRA MOEDA E GANHA SITE
Ronaldinho ainda não havia sido oficialmente apresentado pelo Flamengo, mas o Grêmio, se considerando traído por ele e seu irmão, tinha se retirado oficialmente da negociação. Aguardando assinatura de contrato, o meia foi a uma festa em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Nada estranho por sua rotina de baladas. Porém, como tinham muitos torcedores do Grêmio no local, o jogador passou a ser xingado e precisou deixar a noitada escoltado por seguranças. Moedas foram atiradas em direção ao camarote onde estava R10, que não tardou a abandonar o local.
GREMISTAS FAZEM RONALDINHO DEIXAR FESTA
Em janeiro, ao saber do desfecho da negociação para o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil, os torcedores do Grêmio se revoltaram. No Olímpico, que iniciava preparativos de festa para apresentação do meia, gritos de "mercenário" e "ladrão" ecoaram. Em treinamento do time, uma faixa foi estampada no campo suplementar resumindo o sentimento dos torcedores. Ao lado do desenho de um túmulo, a frase "R10 e Assis, que Deus perdoe vocês, pois a nação gremista não vai perdoar". Outra faixa, também exposta, dizia "Aqui jaz Ronaldinho Gaúcho".
GREMISTAS LOTAM TREINAMENTO EM PROTESTO
Ronaldinho Gaúcho voltará ao Olímpico neste domingo, como jogador do Flamengo. Será a primeira vez dele como adversário no estádio do clube que o projetou para o futebol. Ainda ressentidos, os torcedores do Grêmio criaram campanha na internet para compra de faixas com a palavra "Pilantra" para serem expostas durante a partida. A trilha sonora da manifestação está sendo, inclusive, ensaiada pelas torcidas organizadas do Grêmio. É a música "Vou festejar" de Beth Carvalho. O principal verso diz: "Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão".
FAIXA PARA "HOMENAGEAR" RONALDINHO
Irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, Assis também foi jogador do Grêmio. Mas nem o tempo em que usou azul, branco e preto o fez ser poupado no momento dos protestos. Seu nome ganhou cifrões em vez de "S" e os "A$$i$ Facts" se proliferaram. "A$$i$ atravessou o Guaíba com um Sonrisal na mão", "A$$i$ não divide seu tempo em horas, mas sim em euros", "Quando A$$i$ nasceu, cobrou pra chorar", e "Jesus tinha 12 apóstolos fiéis, até que Assis encontrou Judas e ofereceu-lhe um pré-contrato", foram exemplos da criatividade dos torcedores.
CONFIRA O CLIP DA MÚSICA DE BETH CARVALHO
Sair
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas