O nadador Michael Phelps, o tenista Rafael Nadal e a saltadora Yelena Isinbayeva receberam mais prêmios nesta quinta-feira por suas performances esportivas em 2008. Phelps foi eleito o melhor atleta do ano pelo Comitê Olímpico dos EUA (USOC) nesta quinta-feira.
Dono de oito medalhas de ouro olímpicas, Phelps já havia também recebido o prêmio de melhor da revista especializada
Sports Ilustrated. No feminino, houve um empate entre a ginasta Anastasia Liukin e a nadadora Natalie Coughlin.
Já o time de vôlei masculino foi eleito a melhor equipe do país após derrubar a hegemonia do Brasil na modalidade, vencendo as Olimpíadas de Pequim e a Liga Mundial na última temporada.
Na Europa, outros dois grandes nomes foram agraciados. Nadal foi eleito o melhor esportista de 2008 pela União Europeia de Jornalistas Esportivos em pleito restrito a atletas do Velho Continente. O português Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo no futebol pela Fifa, ficou em segundo lugar, seguido pelo piloto inglês Lewis Hamilton, campeão da Fórmula 1.
A mesma eleição ainda indicou Isinbayeva como a melhor atleta europeia da temporada. Em Pequim, a russa quebrou o recorde mundial e venceu a prova de salto com vara. A nadadora alemão Britta Steffen ficou em segundo lugar, logo a frente da saltadora belga Tia Hellebaut.