Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Caipirinha é atração brasileira em feira esportiva na Alemanha - 03/02/2009 - UOL Esporte
UOL Esporte Últimas Notícias
 
03/02/2009 - 09h10

Caipirinha é atração brasileira em feira esportiva na Alemanha

Mariana Bastos
Da Folhapress
Em Munique (ALE)
"Por que não tem samba?", perguntou, em inglês, Nick Petrakis, enquanto degustava caipirinha no estande do Brasil na Ispo, feira internacional de comércio de equipamentos e vestuário de esporte, em Munique, na Alemanha.

Folha Imagem
Bebida é atração brasileira em feira esportiva realizada na Alemanha
MERCADO DA BOLA PARALISADO
Após o pedido, músicas de Ivete Sangalo e Jorge Benjor começaram a animar o espaço de 100 m², bancado pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoiado por Ministério do Esporte e Abriesp (Associação Brasileira da Indústria do Esporte).

A capirinha e a música atraíram não só Petrakis. Cerca de 50 estrangeiros que, por curiosidade ou necessidade de estabelecer negócios, entraram no estande nacional durante o coquetel de duas horas realizado hoje.

Localizado em lugar nobre da feira, na entrada, o estande custou cerca de R$ 430 mil, segundo Débora Creutzberg, diretora de feiras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e responsável pela organização do espaço.

Apesar de ostentar imagens da capital fluminense e o logo Rio-2016, o estande pouco levantou curiosidade acerca da candidatura carioca. Segundo Creutzberg, desde domingo, quando a feira começou, nenhum estrangeiro a havia questionado sobre o assunto. Já a Copa de 2014 não foi representada, pois a divulgação internacional só poderá ocorrer após o fim do Mundial da África do Sul, em 2010.

Os primeiros estrangeiros a aproveitarem a "boca livre" sequer sabiam que o Brasil tem seu nome associado aos dois principais eventos esportivos do mundo. Três alemães balançaram negativamente a cabeça quando questionados se sabiam qual evento esportivo iria ocorrer no país.

"Estão todos concentrados na Copa da África do Sul. É por isso que aqui poucos sabem que o Brasil será sede em 2014", justificou um deles, Christian Moser, expositor de empresa de aparelhos de GPS.

"Tem gente que, após comprar um skate, passou no estande só para comer. Não é nessa pessoa o nosso foco. Queremos promover Copa e Olimpíada, mas nosso principal objetivo é incrementar a cadeia produtiva brasileira", disse Sérgio Schildt, vice-presidente da Abriesp.

Apesar do desconhecimento de alguns acerca dos eventos esportivos do Brasil, a maioria dos estrangeiros que passou no estande mostrou-se interessada em parcerias com empresários nacionais. Representantes da BMW, de uma fábrica portuguesa de meias, de uma empresa mexicana de equipamentos de ginástica foram alguns dos muitos que estabeleceram contatos para futuros negócios.

Nesta terça-feira ocorrerá ciclo de palestras brasileiras na SpoBis, evento paralelo à Ispo que reúne os principais financiadores do esporte na Europa.

*A repórter viajou a convite da Abriesp (Associação Brasileira da Indústria do Esporte)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host