Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Kasparov vence Karpov por 9 a 3 no "match" exibição em Valência - 24/09/2009 - UOL Esporte
UOL Esporte Últimas Notícias
 
24/09/2009 - 19h43

Kasparov vence Karpov por 9 a 3 no "match" exibição em Valência

Das agências internacionais
Em Valência (Espanha)
Garry Kasparov superou Anatoly Karpov com autoridade nas partidas de exibição que comemoraram os 25 anos da primeira disputa de título mundial entre os dois, considerados os maiores enxadristas de todos os tempos.

AP Photo/Alberto Saiz
Entre 1984 e 1990, Kasparov (e) e Karpov (d) protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do esporte mundial
FOTOS DO HISTÓRICO REENCONTRO
No último dia da competição em Valência, na Espanha, Kasparov fechou as 12 partidas que celebraram a lendária rivalidade com o placar de 9 a 3. Nas oito partidas rápidas disputadas nesta quinta-feira, os dois mestres tiveram cinco minutos para fazerem suas jogadas, com dois segundos adicionados ao tempo após cada movimento. Kasparov venceu cinco, contra apenas uma vitória de Karpov. As outras duas partidas terminarem empatadas.

Mesmo jogando com as peças pretas, Karpov começou o dia com vitória. Porém, este seria seu único triunfo. O segundo jogo terminou empatado, e Kasparov venceu os cinco jogos seguintes. A última partida também terminou empatada.

Disputadas na terça e quarta-feira, as primeiras quatro partidas tiveram formato semirrápido, onde cada jogador tinha 25 minutos no relógio, e cinco segundos eram adicionados ao tempo após cada movimento.

Os dois enxadristas russos comemoraram nesta semana o início de uma das maiores rivalidades da história do esporte. Entre 1984 e 1990, eles disputaram o título mundial por cinco vezes: Kasparov venceu 21 partidas, Karpov 19, e 104 terminaram empatadas.

A primeira disputa de título mundial entre os dois começou em setembro de 1984, em Moscou, e durou quase cinco meses antes de ser interrompida, sem vencedor declarado, com os dois enxadristas exaustos.

Na segunda disputa, em 1985, Kasparov venceu e conquistou seu primeiro título mundial. Aos 22 anos de idade, ele se tornava o mais jovem campeão mundial da história do xadrez. Até hoje, ele é considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos. Karpov foi o número um do mundo durante 10 anos, entre 1975 e 1985. Kasparov dominou o esporte nos 20 anos seguintes, e se aposentou como primeiro do ranking em 2005.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host