Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Fifa confirma 11 candidaturas para sediar Copas de 2018 e 2022 - 03/02/2009 - EFE - Esporte
UOL Esporte Últimas Notícias
 
03/02/2009 - 14h42

Fifa confirma 11 candidaturas para sediar Copas de 2018 e 2022

Da EFE
Em Madri (ESP)
A Fifa confirmou nesta terça-feira que recebeu 11 cartas de intenção de candidatos às Copas do Mundo de 2018 e 2022, entre elas as de Inglaterra, Rússia e um pedido em conjunto de Espanha e Portugal.

COPA-2014 NO BRASIL: COMITIVA DA FIFA VISITA GOIÂNIA (GO)
Divulgação
A comitiva da inspeção da Fifa esteve na manhã desta terça-feira em Goiânia (GO), no quinto dia de visita técnica às 17 cidades candidatas à Copa do Mundo de 2014. Os integrantes da entidade e do comitê organizador do torneio foram recebidos pelo governador de Goiás, Alcides Rodrigues, pelo prefeito de Goiânia, Irís Rezende, e pelo presidente da Federação Goiana de Futebol, André Luiz Pitta Pires.

A cidade apresentou o projeto do novo Serra Dourada (f), que, dentre as principais alterações, deverá ter a capacidade reduzida de 50 mil espectadores para 42 mil. O estacionamento também será reduzido, caindo de dez mil vagas para seis mil lugares. O gramado será rebaixado 2,5 m com o fim do fosso.
LEIA MAIS
PÁGINA DA COPA DE 2014 NO BRASIL
Também entram na disputa Holanda e Bélgica, com outra proposta única, Austrália, Estados Unidos, Indonésia, Japão, México, Catar e Coreia do Sul. O prazo final para comunicar o interesse expirou nesta segunda-feira.

Os formulários de candidatura deverão ser enviados antes do dia 16 de março. O Comitê Executivo elegerá as sedes dos dois Mundiais em dezembro de 2010.

"É extraordinário que tantos e tão dignos países tenham interesse em sediar nossa mais importante competição. A disputa será muito acirrada e a Fifa assegurará que prevaleça o fair play", comentou o suíço Joseph Blatter, presidente da entidade.

Em tempos de crise, o dirigente destacou o papel da Fifa é "de se aproximar do mundo e comovê-lo, utilizando o futebol como símbolo de esperança e integração especialmente com a Copa, uma competição verdadeiramente global".

"Por esta razão, a Fifa pediu a todos os candidatos que façam o possível para que o poder do futebol seja utilizado para estimular as pessoas a serem solidárias e agir por uma mudança positiva no mundo", acrescentou.

Em visita ao Uruguai, o dirigente mostrou preferência pelas candidaturas únicas. O único Mundial organizado por dois países foi em 2002, com Coreia do Sul e Japão - que agora apresentaram propostas separadas.

A próxima Copa do Mundo será no ano de 2010, na África do Sul, a primeira no continente. Em 2014, será a vez de o Brasil voltar a sediar o torneio.

A Fifa entende que, para abrigar um Mundial com 32 países, são necessários aproximadamente 12 estádios, com capacidades para cerca de 40.000 pessoas, para jogos da fase de grupos, e 80.000 para os confrontos da abertura e da final.

Outro fator bastante cobrado diz respeito às estruturas de telecomunicações, transmissão pela televisão, transporte e hospedagem, que devem ser de última geração.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host