O Porto, que joga na próxima quarta-feira contra o Atlético de Madrid pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, goleou neste sábado o Leixões fora de casa por 4 a 1, com gols do brasileiro Hulk, do argentino "Lucho" González, Raúl Meireles e do também argentino Ernesto Farías, na 22º rodada do Campeonato Português.
O técnico Jesualdo Ferreira saiu para o jogo com seu clássico 4-3-3, cujos meios-de-campo, Bruno Alves e Rolando, estiveram tão seguros como de costume, e seus laterais cumpriram bem sua função.
No meio do campo, Raúl Meireles e o argentino "Lucho" González impuseram seu dinamismo e qualidade, enquanto o brasileiro Fernando apoiou na defesa.
O ataque do Porto foi comandado pelo "furacão" Givanildo Veira de Souza "Hulk", que foi a arma ofensiva poderosa que acostuma ser.
O Leixões, a equipe revelação do campeonato, perdeu gás e o Porto passou a ter a iniciativa, embora sem muita clareza, e só Hulk criava perigo com suas arrancadas pela esquerda.
Depois de um córner batido por Raúl Meireles, a defesa do Leixões se atrapalhou e fez pênalti. "Lucho" bateu na diretio do goleiro Bet e abriu o placar aos 22 minutos da primeira etapa.
O gol desconcentrou o Leixões e o Porto, sem grande esforço, controlou o ritmo da partida, cujo segundo tempo começou com um gol de Hulk, que se aproveitou de um erro defensivo para entrar e chutar forte aos 5 minutos.
Raul Meireles aumentou a vantagem do Porto ao marcar aos 21 minutos após incorporasse desde a segunda linha de ataque.
O argentino Farías descontou para o Leixões com um gol de cabeça após a cobrança de um córner aos 31.
Por sua parte, o Sporting de Lisboa continua na cola do porto na tabela, após a vitória hoje em seu estádio por 2 a 0 sobre o Paços Ferreira, ficando até o momento em segundo lugar, a quatro pontos do líder.
Os brasileiros Liédson e Derlei deram a vitória ao Sporting.