O AZ Alkmaar garantiu matematicamente o Campeonato Holandês desta temporada graças à derrota do Ajax para o PSV Eindhoven por 6 a 2, pela 31ª rodada, neste domingo.
Na Philips Arena, os gols do time de Eindhoven foram marcados por Mendez, Afellay, Amrabat, Culina, Dzsudzsak e Bakkal. Suárez e Sulejmani fizeram para o Ajax.
Faltando três rodadas para o fim do torneio, os comandados do técnico Louis Van Gaal estão com 76 pontos, enquanto o Twente aparece com 65 e o Ajax estacionou nos 64.
No sábado, o AZ acabou surpreendido em casa pelo Vitesse por 2 a 1 e não comemorou o título com a torcida. Mesmo com a derrota, a equipe sairia campeã neste domingo se o Ajax perdesse, pois o Twente caiu diante do Feyenoord também no sábado, em Roterdã, por 1 a 0.
O AZ, com apenas 42 anos de história, é uma fusão dos clubes Alkmaar e Zaanstreekas FC, que deram nome ao original AZ 67. Este é só o segundo título holandês da equipe, também campeã na temporada 1980-81.
Depois de três temporadas perdendo para o PSV, que tentava o pentacampeonato, o time conseguiu se firmar e venceu. O atacante brasileiro Ari, ex-Fortaleza, é um dos destaques do time, com gols decisivos ao longo da temporada.
O clube está confirmado na Liga dos Campeões da próxima temporada.