![]() Etapa de São Paulo nas ruas do Anhembi não vai mais abrir o calendário da Indy |
A Fórmula Indy divulgou nesta sexta-feira o calendário para a temporada de 2011, com a manutenção do número de 17 etapas. A corrida nas ruas de São Paulo, que neste ano abriu o campeonato, será a quarta prova, a ser realizada no feriado do dia 1º de maio.
São Petersburgo (EUA) Rua | Birmingham (EUA) Misto |
Long Beach (EUA) Rua | São Paulo (BRA) Rua |
Indianápolis 500 Oval | Texas (EUA)* Oval |
Milwaukee (EUA) Oval | Iowa (EUA) Oval |
Toronto (CAN) Rua | Edmonton (CAN) Misto |
Mid-Ohio (EUA) Misto | New Hampshire (EUA) Oval |
Sonoma (EUA) Misto | Baltimore (EUA) Rua |
Motegi (JAP) Oval | Kentucky (EUA) Oval |
Las Vegas ou Fontana | * Rodada dupla |
A abertura será no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida, dia 27 de março. Antes da prova paulistana, haverá corridas no Barber Motorposrt Park de Birmingham e nas ruas de Long Beach. As 500 Milhas de Indianápolis estão marcadas para o dia 29 de maio, etapa seguinte à de São Paulo.
Apesar de ter 17 etapas anunciadas, a temporada de 2011 da Indy terá 18 corridas, já que o circuito oval do Texas terá rodada dupla no dia 11 de junho.
O calendário foi divulgado com uma lacuna, já que a prova de encerramento não tem data nem local definido. O mais provável é que aconteça em Las Vegas ou em Fontana, ambos circuitos ovais que ainda negociam acordo com a Indy. O que se sabe é que será depois do dia 2 de outubro, data da penúltima prova em Kentucky.
Além desta etapa ainda sem definição, há outras três novidades no calendário de 2011. As etapas de Milwaukee e New Hampshire voltam ao campeonato, e a pista nas ruas de Baltimore fará a sua estreia na categoria.
Assim, outras quatro etapas foram excluídas da temporada do ano que vem: os três ovais de Kansas, Chicago e Homestead, além do circuito misto de Watkins Glen.
“Foi importante para a Indy continuar a promover um equilíbrio entre circuitos ovais e mistos, mantendo a nossa proposta de ter a programação de pistas mais variada no mundo”, declarou o chefe da categoria Randy Bernard.
“Queremos ter os melhores pilotos do mundo, e é importante que o nosso calendário tenha verdadeiros desafios ao longo de ovais curtos, circuitos mistos, temporários e de rua”, completou o dirigente.
O piloto brasileiro Tony Kanaan concordou: "Acho que foi uma grande divisão da Fórmula Indy, buscando um equilíbrio entre circuito misto e oval e variando com a característica deles".
"Certamente, a grande alegria é ver a etapa do Brasil se consolidando. Ano que vem, será no dia do trabalho no Brasil, então, nada mais justo do que ir para o nosso 'escritório'. Enfim, o calendário está bem diversificado e acredito que será um grande temporada", finalizou o piloto da Andretti Autosport.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas