A seleção brasileira masculina de vôlei confirmou a regularidade e venceu Portugal pela primeira fase da Liga Mundial. Jogando no Complexo Municipal de Desportos, na cidade portuguesa de Almada, o Brasil venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-15, 25-22 e 25-23.
 | |
Com a vitória sobre Portugal, a seleção brasileira soma seis pontos na competição |
Com esse resultado, o Brasil acumula três vitórias na competição, sendo as duas primeiras sobre a Venezuela. São agora seis pontos conquistados contra cinco de Portugal, que liderava a chave A ao lado dos brasileiros.
O segundo jogo entre as duas seleções acontece neste domingo. O Brasil ainda pega o Japão fora de casa antes de receber três adversários em jogos em Brasília, São Paulo e Betim. O campeão do grupo irá disputar a fase final em Belgrado, na Sérvia e Montenegro.
O destaque brasileiro esteve com Dante, que atuou muito bem nas jogadas de ataque e bloqueio. Um ponto positivo da seleção esteve no saque, que funcionou muito bem especialmente nos dois primeiros sets.
No único jogo do grupo C neste sábado, a Polônia venceu a Grécia por 3 sets a 0, com parciais de 26-24, 25-17, 27-25. A equipe lidera a chave com oito pontos, seguida pelos gregos, com seis. A Sérvia soma quatro, um a mais que a Argentina: as duas seleções se enfrentam neste domingo, no complemento da rodada.
O jogoO Brasil começou a partida impondo uma vantagem de quatro pontos e aumentando a diferença no placar no decorrer do primeiro set, alcançando até 12 pontos.
 | |
Dante foi o destaque do Brasil na partida, com uma boa atuação no ataque |
Com um bloqueio que funcionou bem desde o início do set, a seleção masculina, em nenhum momento, ficou atrás de Portugal no placar. Com Dante se destacando no ataque, o time jogou mais solto e com mais atitude que nas partidas anteriores, quando pegou a Venezuela.
A arma da seleção portuguesa continuou sendo a velocidade, usada também nas duas partidas que venceu contra o Japão. Por não ter jogadores considerados muito altos, o grupo tem as jogadas rápidas como principal estratégia.
No segundo set, apesar de o Brasil ter entrado em quadra embalado com a vitória no primeiro, os portugueses fecharam mais o cerco e mantiveram o placar mais próximo. O time, no entanto, cometeu muitos erros nos saques, o que favoreceu os brasileiros para fecharem em 25-22.
O bloqueio do Brasil continuou funcionando bem, mas o português Hugo Gaspar fez a diferença ao deixar o jogo mais difícil com suas boas jogadas de ataque e presença forte no bloqueio, que também contou com boa atuação de André Lopes.
Um panorama diferente se apresentou no início do terceiro set, quando Portugal saiu na frente no marcador. Com uma presença marcante de André Lopes, o time europeu abriu quatro pontos de vantagem.
O Brasil que vinha sacando bem nos dois primeiros sets caiu no desempenho e só conseguiu assumir a frente no placar no 16º ponto. Contando com o nervosismo da seleção portuguesa, que perdeu o ritmo, conseguiu fechar o set em 25-23.
Com um ponto de Dante, o Brasil abriu três pontos de vantagem, mas só graças aos erros portugueses, conseguiu manter-se na frente. Com um ataque menos atuante e um bloqueio menos presente, a seleção brasileira sofreu para fechar a partida.