UOL - O melhor conteúdo
Brasil cede um set em nova vitória sobre Japão, mas vê progresso - 12/06/2005 - UOL Esporte - Vôlei
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/06/2005 - 08h44

Brasil cede um set em nova vitória sobre Japão, mas vê progresso

Da Redação
Em São Paulo
Divulgação/FIVB 
Murilo (esq) e Henrique, destaque da vitória brasileira, vibram após ponto de bloqueio
Após uma vitória por 3 sets a 0 no sábado, outra no domingo, desta vez, por 3 sets a 1 (25-17, 25-19, 27-29 e 25-18). E a sensação de que o time está melhorando. Esse é o saldo do fim de semana da seleção brasileira masculina de vôlei em Gefu (Japão), onde fechou a primeira metade da primeira fase da Liga Mundial de vôlei.

Em seis partidas disputadas, o Brasil venceu cinco. E, agora, realizará outros seis confrontos -todos no Brasil. Se pode perder a liderança do grupo A em caso de nova vitória de Portugal sobre a Venezuela neste domingo (Portugal tem, até aqui, quatro vitórias, uma derrota e um melhor saldo de sets do que os brasileiros), o time de Bernardinho poderá decidir sua presença na fase final da competição em solo brasileiro.

"Melhoramos nosso desempenho como um time e jogamos melhor do que ontem. Estou convencido de que estamos indo na direção certa. Mas não podemos deixar que se repita o que aconteceu no terceiro set. Perdemos a concentração e demos muitas chances ao Japão", disse o levantador Ricardinho.

MAIORES PONTUADORES
Henrique - 18
André Nascimento - 18
Rio Matsunaga - 16
Dante - 14
"Cometemos muito erros e fomos inconsistentes no terceiro set. Devíamos ter matado o jogo. Em compensação, conseguimos durante o jogo alguns pontos de bloqueio que me deixaram satisfeito", afirmou o técnico Bernardinho.

O bloqueio foi, realmente, o fundamento que se destacou na atuação do Brasil. Desta forma, a seleção obteve 21 pontos no jogo. De acordo com os japoneses, boa parte dessa produtividade deve-se ao saque forçado.

"Tivemos muitos problemas na nossa recepção porque eles sacaram muito bem", afirmou o capitão japonês, o experiente Masaji Ogino. "Mas ganhar um set contra o Brasil é um bom começo para melhorarmos nosso desempenho".

"O Brasil conseguiu alguns saques incríveis hoje", concordou o técnico Tatsuya Ueta. "Em geral, não estamos maduros o suficiente para competir com um time como o Brasil, que tem muitas armas ofensivas. Se não conseguimos receber bem, vamos sofrer com o bloqueio deles, que é efetivo".

Ao contrário de ontem, o Brasil teve um forte início no jogo. Ricardinho distribuía bem a bola e, envolvendo todos os atacantes brasileiros, fez o time abrir uma vantagem de 10-4, que o Japão não pôde superar: 25-17 Brasil no primeiro set.

No segundo set, o time de Bernardinho manteve o ritmo, e história semelhante à do primeiro set foi escrita: Brasil 10-5, ganhando o set por 25-19. O destaque da segunda parcial foi o bloqueio brasileiro. Henrique, que substituiu André Heller, e Rodrigão, tiveram desempenhos muito bons. Henrique foi, ao lado de André Nascimento, o melhor pontuador brasileiro, com 18 pontos.

No terceiro set, manteve-se a superioridade brasileira. A equipe chegou a abrir 22-16, mas permitiu a reação japonesa. O jovem time nipônico, que perdeu os seis jogos na competição até aqui, se animou com o apoio de 4.600 torcedores e reagiu, empatando o set em 24-24. Com a vantagem psicológica por ter recuperado a grande desvantagem, o Japão fechou o terceiro set em 29-27.

A perda do terceiro set acordou o time brasileiro, que voltou a mostrar sua superioridade logo em seguida. Abrindo uma vantgem de 15-10, precisou apenas administrar o placar para fechar a quarta parcial em 25-18 e o jogo em 3 sets a 1.

Veja também
Hospedagem: UOL Host