A seleção da Itália masculina de vôlei conquistou, neste sábado, a terceira vitória consecutiva na Liga Mundial. Mesmo jogando fora de casa, a equipe derrotou a França por 3 sets a 2, com parciais de 21-25, 25-21, 25-22, 24-26 e 15-13, em 2h08min de partida.
Com o resultado, os italianos, dono de oito títulos da Liga Mundial, fecham um fim-de-semana perfeito na competição, já que, na sexta-feira, havia vencido os franceses pelo mesmo placar. Antes desses duelos, a Itália havia batido a Bulgária, em casa, pela terceira rodada.
A vitória deste sábado deixa a Itália em boa situação no grupo B, depois de um início ruim. A equipe chegou a 13 pontos, mas ainda pode ter a companhia de Cuba, que ainda fará a segunda partida da quarta rodada contra a Bulgária -na primeira, a seleção americana perdeu por 3 a 1.
O posicionamento dos italianos só não está melhor porque terá de jogar as últimas quatro partidas fora de casa, contra Cuba e Bulgária. Mesmo assim, segue dependendo apenas de seus esforços para assegurar vaga nas finais, que acontecem na Sérvia -apenas o melhor de cada chave se classifica.
Do outro lado, a França praticamente viu acabar suas chances de classificação. Com 11 pontos, a equipe teria de torcer por uma combinação de resultados nas últimas duas rodadas e, mesmo assim, tem uma agenda complicada, atuando contra Cuba e Bulgária fora de casa.
Em outro jogo deste sábado, a Sérvia, que já tem vaga garantida nas finais por ser o país-sede, derrotou a Argentina por 3 sets a 1, com parciais de 22-25, 25-18, 25-17 e 24-21.
Com o resultado, a Sérvia, campeã olímpica em Sydney-2000, chegou a 10 pontos, mas ainda ficou longe da primeira colocação do grupo C, que pertence à Polônia, com 13. A Argentina, que não disputava a Liga Mundial há dois anos, ficou com 9 pontos e está praticamente eliminada.