UOL - O melhor conteúdo
"Bloqueio vagalume" brilha e Brasil arrasa o Japão na Liga - 25/06/2005 - UOL Esporte - Vôlei
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/06/2005 - 11h12

"Bloqueio vagalume" brilha e Brasil arrasa o Japão na Liga

Da Redação
Em São Paulo
O "bloqueio vagalume" do Brasil esteve em um dia de brilho e a seleção conseguiu na manhã deste sábado a sua oitava vitória na Liga Mundial de 2005. No ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o time comandado pelo técnico Bernardinho não teve a menor dificuldade para vencer o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25-16, 25-14 e 25-18, pela quinta rodada da competição.

Silvio Ávila/CBV 
Rodrigão e Giba bloqueiam ataque japonês na vitória brasileira em SP
Com o resultado, a seleção está cada vez mais perto da vaga na fase final da Liga, em Belgrado, na Sérvia e Montenegro. O time tem 17 pontos no grupo A, dois a mais do que Portugal. E o Brasil pode garantir matematicamente a classificação neste domingo, se vencer novamente o Japão e se os portugueses perderem para a Venezuela em Caracas.

O próximo jogo contra o Japão será às 10h deste domingo, novamente no Ibirapuera. A seleção japonesa continua sendo a única que não ganhou na atual edição da Liga Mundial.

O jogo
Durante a semana, o técnico Bernardinho disse que o bloqueio brasileiro era "vagalume", pois brilhava num dia e ficava apagado em outro. Neste sábado, o fundamento esteve aceso: foram 14 pontos de bloqueio em todo o jogo.

Nos treinos em São Paulo, o técnico também pediu mobilização para enfrentar os japoneses, apesar dos rivais terem a pior campanha da Liga. Bernardinho colocou em quadra todos os titulares (André Nascimento, Rodrigão, Ricardinho, Giba, Dante, Gustavo e o líbero Escadinha), e os jogadores atenderam ao pedido, entrando concentrados.

Assim, a seleção não teve problemas para abrir vantagem. O primeiro grande momento aconteceu com a passagem de André Nascimento no saque. Ele marcou dois aces e a seleção abriu cinco pontos de vantagem (11 a 6).

Com o passe brasileiro funcionando bem, o levantador Ricardinho teve o seu trabalho facilitado. Assim, ele variou bastante as jogadas, ora com Dante (recuperado de uma indisposição que o deixou de cama durante a semana) e Gustavo pelo meio, ora com André Nascimento e Giba pelas pontas. Sem problemas, a seleção fechou o set em 25 a 16.

O domínio continuou na segunda parcial. O time japonês conseguiu equilibrar o jogo apenas até o primeiro tempo técnico. Depois, o Brasil deslanchou no marcador, fechando em 25 a 14.

O terceiro set foi ainda mais fácil. O Brasil logo abriu cinco pontos de vantagem (7 a 2), e Bernardinho resolveu testar a equipe. O técnico colocou em quadra o oposto Samuel no lugar do ponta Giba. O novato jogou bem e ajudou a equipe a fechar a série em 25 a 18.

O desempenho da seleção foi elogiado pelo técnico Bernardinho. "O nosso saque foi muito melhor do que nos outros jogos e nosso bloqueio falhou menos do que nas outras partidas."

Veja também

Hospedagem: UOL Host