O Brasil está classificado para a fase final da Liga Mundial de vôlei. Neste domingo, a equipe voltou a derrotar o Japão por 3 sets a 0 (25-20, 25-16 e 25-23) em São Paulo. Além disso, contou com a vitória de 3 a 0 da Venezuela sobre Portugal (25-20, 25-22 e 25-19) para se classificar matematicamente à fase final do torneio, em Belgrado, na Sérvia e Montenegro.
 | |
Henrique, Giba e André Nascimento comemoram ponto do Brasil em SP |
A seleção brasileira chegou a 19 pontos no grupo A, três a mais que Portugal. Faltam apenas dois jogos para o término da primeira fase e os brasileiros não têm mais como serem alcançados.
Na semana que vem, em Betim, o Brasil encerra a sua participação na primeira fase contra a Venezuela. Portugal e Japão fazem o outro confronto do grupo A.
Diante do Japão, a seleção começou a partida com uma alteração. O técnico Bernardinho decidiu escalar o meio-de-rede Henrique no lugar de Rodrigão. Assim, o time entrou em quadra com Ricardinho, Henrique, Gustavo, Giba, Dante, André Nascimento e o líbero Escadinha.
E foi justamente de Henrique o primeiro ponto do time na partida. O central comemorou bastante com os companheiros de seleção. No primeiro set, o saque e o bloqueio voltaram a apresentar um bom desempenho. E os brasileiros não tiveram problemas para abrir vantagem na partida.
A seleção, entretanto, teve um pequeno apagão no final do primeiro set. Depois de abrir seis pontos (22 a 16), o Brasil cometeu erros bobos, como pisar na linha durante o ataque. O Japão diminuiu a diferença para três pontos (22 a 20), mas não conseguiu evitar a derrota por 25 a 20.
No segundo set, os brasileiros não deram espaço para a reação do Japão. Com Ricardinho distribuindo bem as jogadas entre Dante, Giba e André Nascimento, a seleção folgou no placar.
No final, Bernardinho colocou Marcelinho e Anderson em quadra, e foi o próprio oposto Anderson o responsável pelo ponto decisivo, explorando o bloqueio.
O terceiro set foi o mais equilibrado. O Brasil abriu uma pequena vantagem de quatro pontos, mas o Japão empatou. Irritado, Bernardinho pediu tempo e corrigiu a equipe, que fechou a parcial em 25 a 23 e o jogo em 3 a 0.
"Erramos muito (no terceiro set) e eles gostaram do jogo. Mas tivemos a maturidade para fechar. É bom passar por essa situação para a gente depois avaliar o que aconteceu", disse Bernardinho depois da partida.
* atualizada às 15h18. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)