A Polônia conquistou, nesta sexta-feira, vaga nas finais da Liga Mundial de vôlei. Mesmo sem entrar em quadra, a seleção européia contou com a derrota da Grécia, sua principal adversária, para Sérvia e Montenegro.
A Grécia, que era a única seleção que poderia tirar a vaga da Polônia no grupo C, perdeu para a Sérvia, campeã olímpica em Sydney-2000, por 3 sets a 0, com parciais de 27-25, 25-22 e 25-17.
Com o resultado, a Grécia parou com 16 pontos e pode chegar no máximo a 18. A Polônia tem 17, mas ainda fará mais duas partidas e, no mínimo, terminará a primeira fase com 19.
A Polônia é o terceiro país classificado para as finais. O Brasil garantiu a vaga no grupo C, com uma rodada de antecipação, enquanto a Sérvia já tinha lugar assegurado por ser o país-sede fas finais, que acontecerão em Belgrado.
Falta definir apenas o classificado do grupo B, que é o mais acirrado. A Bulgária manteve suas chances ao derrotar a Itália, nesta sexta, por 3 a 1, com parciais de 30-32, 25-17, 25-23 e 25-21.
Com a vitória, a Bulgária chegou a 16 pontos, mas, para se classificar, tem de ganhar da Itália outra vez e torcer por duas derrotas de Cuba, em casa, diante da França. A seleção centro-americana é a favorita para ficar com a vaga da chave, dependendo de apenas mais uma vitória.