A Polônia venceu a primeira partida das finais da Liga Mundial de vôlei, que estão sendo disputadas em Belgrado. Nesta sexta-feira, a seleção européia derrotou Cuba por 3 sets a 2, com parciais de 23-25, 26-24, 25-16, 22-25 e 15-13, em 1h58min de jogo.
O resultado não influencia em nada na classificação do torneio, pois define apenas o emparelhamento das semifinais deste sábado, que são eliminatórias. Agora, a Polônia, enfrenta o perdedor do duelo entre Brasil e Sérvia e Montenegro, que jogam às 15h, enquanto Cuba enfrenta o perdedor.
A vitória confirma o bom momento da Polônia, que fez a segunda melhor campanha da primeira fase, em um grupo que ainda tinha Sérvia, Grécia e Argentina. Cuba também foi surpreendente ao garantir o título do grupo B, que era composto ainda por Itália, Bulgária e França.
Em um duelo bastante equilibrado, a Polônia, que ficou fora das Olimpíadas de Atenas, no ano passado, contou com a força de ataque para levar a melhor. Os cubanos, que têm um título de Liga Mundial e não chegavam às finais desde 1998, tentaram reagir com a vitória no quarto set, mas falharam no tie-break.
Depois de um começo com os ataques predominando no quinto set, Cuba marcou um ponto de bloqueio e foi para o tempo técnico com vantagem de 8 a 6. Na volta, a seleção centro-americana se desconcentrou e perdeu três pontos consecutivos.
No último deles, após um bloqueio dos poloneses, a bola voltaria fácil para a defesa e um contra-ataque, mas os jogadores preferiram fazer golpe de vista e deixaram a bola bater dentro da quadra. Com vantagem de 9 a 6, a Polônia não teve mais seu trabalho dificultado. Marcou todos os pontos no ataque e fechou o jogo em 15 a 13.