O técnico Bernardinho mostrou-se aliviado após a vitória de 3 sets a 1 do Brasil sobre a Sérvia e Montenegro neste sábado, pelas semifinais do Campeonato Mundial masculino de vôlei, em Tóquio, no Japão.
"Estou aliviado. O primeiro objetivo, que era chegar às semifinais, nós já tínhamos atingido. Agora cumprimos o segundo objetivo, que era ir para a decisão. Só falta mais um objetivo, que é conquistar o título", disse o treinador.
Para Bernardinho, apesar da excelente campanha, a cultura brasileira não permite um grande reconhecimento de uma segunda colocação.
"Nós somos o país do futebol. E no Brasil ninguém gosta muito do segundo lugar. A pressão ainda existe. Talvez o segundo lugar seja bem recebido em muitos países, mas no nosso normalmente não é", completou o treinador.
A final do Mundial, contra a Polônia, será realizada neste domingo, às 19h30 (8h30 de Brasília), em Tóquio. Na preparação para o campeonato, os dois times realizaram dois jogos-treinos. No primeiro, cada equipe ganhou dois sets. No segundo, o Brasil venceu por 3 a 1.
"A expectativa é de um jogo muito mais difícil do que foi o jogo de hoje", disse o técnico brasileiro, que conquistou com a seleção 14 títulos nos 18 torneios que disputou nos últimos cinco anos.