Mesmo jogando fora de casa, o Telemig Celular/Minas venceu a Cimed por 3 sets a 0 na noite de quarta-feira e abriu a série melhor-de-cinco da final da Superliga masculina de vôlei com vantagem. Com a vitória os mineiros deram o troco e encerraram uma invencibilidade de 17 partidas dos catarinenses atuando no ginásio Capoeirão, em Florianópolis.
 O oposto da Cimed Milinkovic tenta superar bloqueio de Ezinho (e) e Alberto, do Minas |
Na primeira fase da competição, a Cimed bateu o Minas e impediu a quebra do recorde de maior número de vitórias consecutivas, ao encerrar a série de 26 jogos da equipe do técnico Mauro Grasso.
O confronto entre as duas melhores equipes da competição começou equilibrado. Os times se perseguiam no placar no início do primeiro set, mas os visitantes acertaram mais (13-10).
Com três aces seguidos de Ezinho, os três melhores sacadores da competição, Filipe, Bruninho e Eder - todos da Cimed - viram o adversário abrir cinco pontos de vantagem. A facilidade no desenvolvimento das jogadas persistiu e o Minas fechou a parcial em 25-19.
"Nosso saque não entrou bem, ao contrário do time do Minas, que sacou muito e desestabilizou nosso passe. A Cimed nunca errou tanto como no jogo de hoje. Agora é colocar a cabeça no lugar, reverter essa situação e ir com força total para a próxima partida", disse o técnico da Cimed Renan Dal Zotto.
Sem conseguir demonstrar a mesma força que colocou a equipe na liderança das estatísticas de saque, defesa e bloqueio na competição, os catarinenses deixaram novamente os mineiros dispararem em momento decisivo (21-17) e nem a reação esboçada no fim do segundo set conseguiu reverter a desvantagem no marcador que apontava 25-22.
Concentrados no jogo, os donos do melhor ataque da Superliga entraram no terceiro set dispostos a encerrar o confronto. Mesmo com o apoio da minoria nas arquibancadas, o Minas chegou a abrir seis pontos de vantagem e a vitória foi decretada com um 25-18.
"A partida de hoje foi muito tensa. Depois de tudo o que eu passei, estou me doando ao máximo para conseguir esse título para o Minas. Hoje, conseguimos um bom resultado, mas não temos nem tempo de comemorar. Já temos que pensar no próximo confronto, que será muito difícil", afirmou o ponteiro Roberto Minuzzi, que foi eleito o melhor jogador da partida.
A segunda partida do playoff final está marcada para a próxima terça-feira (17), às 20h30, na Arena Telemig.