O Telemig Celular/Minas repetiu a boa atuação da primeira partida da final da Superliga masculina de vôlei, quando venceu por 3 sets a 0, e pelo mesmo placar bateu a Cimed na noite desta terça-feira. Com a vitória, os mineiros ampliaram a vantagem na decisão e têm a chance de fechar a série melhor-de-cinco no próximo sábado.
 Cimed, de Bruninho (d), precisa vencer o próximo duelo para tentar bicampeonato |
O público que lotou a Arena Telemig, em Belo Horizonte, viu o duelo entre as duas melhores equipes da fase de classificação ser disputado ponto a ponto. A Cimed chegou a ficar na frente no início do jogo, mas na maior parte do tempo teve de correr atrás do adversário que foi mais eficiente no bloqueio e no ataque.
Com seguidos empates, o último em 19-19, o primeiro set foi decidido no fim, quando os donos da casa abriram dois pontos de vantagem (22-20). A equipe catarinense teve ainda a chance de empatar, mas desperdiçou o ataque e deu o set point ao Minas. Ao tentar superar o bloqueio com a 'largadinha', a Cimed armou o contra-ataque dos mineiros que fecharam em 25-22.
Disposta a empatar o playoff, a equipe do técnico Renan Dal Zotto começou melhor o segundo set e dominou quase a parcial inteira. Mesmo após o time mineiro tentar equilibrar o jogo, os catarinenses sempre conseguiam abrir vantagem e chegaram a anotar 23-21.
Mas os dois erros consecutivos cometidos pelo ataque da Cimed parecem ter desestruturado os jogadores em momento crucial da partida. Comandado pelo técnico Mauro Grasso, o Minas conseguiu virar o set e abrir 2 sets a 0.
Com o apoio da torcida e o domínio sobre os atuais campeões, os mineiros voltaram arrasadores e não tiveram dificuldades em conduzir o terceiro set. A equipe abriu a maior vantagem do jogo até o momento ao marcar 16-10.
A tranqüilidade para administrar o placar e a instabilidade do adversário foram determinantes para o encerramento do set mais fácil do segundo confronto. A última bola do jogo foi colocada no chão por Jardel, eleito o melhor em quadra. "Nosso time está jogando fechadinho e bem unido. Vamos buscar o título jogando lá em Florianópolis", disse o meio-de-rede do Minas à Sportv.
Detentora do melhor saque da competição, a Cimed não demonstrou nos playoffs a mesma força da primeira fase. "Hoje não culpo o saque. Em alguns momentos estamos esquecendo o que a gente pode fazer. Essa indecisão provoca os erros. Mas garanto que não vamos desistir", afirmou o levantador Brunino.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 14h15, em local ainda a ser definido pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).