O Minas Tênis derrotou o Cimed, neste sábado, em Florianópolis, e conquistou o título do primeiro torneio da Superliga masculina de 2007-2008. A equipe visitante marcou 3 sets a 1, com parciais de 27-25, 25-21, 18-25 e 25-21.
A competição nacional é disputada em um formato diferente nesta temporada, quatro minietapas valendo pela primeira fase. Neste torneio inicial, as equipes, divididas em dois grupos, enfrentaram em turno único os rivais de sua mesma chave.
O Minas lidera o grupo A e a classificação geral da competição, com 16 pontos ganhos e 100% de aproveitamento (oito vitórias em oito jogos). O Cimed está à frente no grupo B, com 13 pontos, tendo sofrido sua primeira derrota nesse confronto - soma agora seis vitórias em sete partidas.
A partida teve seu andamento conturbado pela constante necessidade de secagem da do piso - fez muito calor na capital catarinense e o suor dos jogadores 'encharcou' a quadra, escorregadia.
O Cimed jogou desfalcado de Evandro, uma de suas principais armas ofensivas. Já o Minas não contou com o veterano Nalbert, substituído pelo garoto Maurício.
No primeiro set, as equipes foram praticamente iguais nos fundamentos, o que se traduziu em pleno equilíbrio em quadra. Um ponto de bloqueio de Alberto fechou a parcial depois de 36 minutos jogados.
Já a segunda viu o time visitante superior. A equipe mineira, porém, baixou sua guarda na seqüência, permitiu que o adversário subisse seu padrão de jogo, ganhasse confiança (com saque mais agressivo) e animasse a torcida.
A empolgação caiu no quarto set, quando os comandados de Mauro Grasso recuperaram o controle do jogo, administrando uma vantagem de dois ou três pontos até que ataque de Jadel para, na ponta, deixou o placar em 21 a 20, para acirrar a pressão. Três erros em série - um no saque, outro em batida de Éder e o terceiro na recepção -, porém, do Cimed definiram o duelo.
Ao final dos quatro torneios, as oito equipes mais bem colocadas avançam aos playoffs. No segundo torneio, os times do grupo A jogam contra os do grupo B.