A Ulbra/Suzano/Uptime conquistou neste sábado sua 25ª vitória, em 29 partidas disputadas na Superliga masculina de vôlei. Com o placar de 3 sets a 2, com parciais de 25-23, 25-21, 24-26, 23-25 e 15-8, a equipe derrotou o Bento Vôlei pela sexta rodada do quarto torneio. Mas os sets cedidos custaram às pretensões do time de chegar à sua segunda decisão - foi campeão do segundo torneio.
Com a partida deste sábado, a Ulbra encerrou sua participação na fase de grupos do quarto torneio. Com apenas uma derrota em seis jogos, o time lidera a chave isoladamente, mas pode ser alcançada por Cimed e Joinville, que têm um jogo a menos.
As equipes de Santa Catarina, que venceram neste sábado se enfrentam na sétima rodada para definir a classificação para a última decisão antes da fase final da Superliga, com apenas os oito melhores times.
O time catarinense que vencer o duelo empata no número de pontos com a Ulbra, mas se garante na final do quarto torneio pelo critério de desempate, o set average (sets ganhos dividido por parciais perdidas).
Ainda em busca de uma das oito vagas na fase final da Superliga, o Bento Vôlei tinha a difícil missão de vencer fora de casa. Embora não tenha conseguido a vitória, os visitantes ofereceram muita resistência aos campeões do segundo torneio.
Logo no primeiro ponto da partida a Ulbra teve uma prévia da dificuldade que enfrentaria neste sábado. Após um rali, com boas defesas dos dois lados, o Bento Vôlei iniciou a disputa em vantagem. Os donos da casa obtiveram a virada e conseguiram fechar em 25-23.
Depois de iniciar o segundo set novamente em desvantagem, os anfitriões viraram (16-15) e administraram a vantagem até anotar 25-21. Com a partida nas mãos, a equipe da casa relaxou um pouco e permitiu o empate.
Após 28 minutos, o Bento Vôlei venceu o terceiro set por 26-24 depois de as equipes se revezavam na frente do marcador. O destaque da parcial foi o bloqueio dos visitantes, que anotaram cinco pontos no fundamento contra apenas um dos donos da casa.
Com um bom início de quarto set, a Ulbra abriu quatro pontos (8-4), mas permitiu a reação dos visitantes (13-13). Depois de dominar o restante da parcial, o Bento Vôlei ainda permitiu que os anfitriões encostassem novamente (22-22), mas a boa seqüência foi interrompida com erros (foram 12 ao longo do set) e o empate foi inevitável (24-26).
No tie-break, a Ulbra não encontrou a mesma dificuldade do decorrer do jogo e fechou em 15-8.
*Atualizada às 22h05