As brasileiras Maria Elisa e Val conseguiram, neste domingo, seu primeiro pódio em etapas principais do Circuito Mundial. A dupla perdeu para as alemãs Pohl e Rau na decisão por 2 sets a 1, parciais de 21-17, 20-22 e 15-9, mas ficou com a medalha de prata do Aberto de Marselha, a 11ª etapa da temporada.
Devido à ausência das três principais duplas do país na rodada francesa (Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda), Maria Elisa e Val entraram direto na chave principal, sem precisar passar pelo qualifying. Ao longo do torneio, a parceria obteve sete vitórias e apenas duas derrotas, justamente na estréia e na final.
A outra dupla brasileira na disputa em Marselha, Maria Clara e Carol, também conseguiu subir ao pódio. Na briga pelo terceiro lugar, as irmãs levaram 53 minutos para superar outro time alemão, Claasen e Röder, por 2 sets a 0 (21-17 e 25-23). Foi o segundo bronze das cariocas no Circuito Mundial 2008 - o primeiro veio no início de junho, na Polônia.
"Nós estávamos um pouco cansadas pelo jogo que tivemos ontem, mas tentamos relaxar. Hoje nós estávamos totalmente focadas. Nosso objetivo é melhorar para os próximos torneios", analisou Maria Clara, lembrando que ela e Carol sentiram pelo irmão Pedro Solberg, que, ao lado de Harley, não conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos.
O campeonato segue já na próxima semana, com a disputa do Grand Slam de Gstaad, na Suíça. A Federação Internacional de Vôlei aproveitará a competição para realizar, no próximo sábado, o sorteio das chaves de vôlei de praia para os Jogos de Pequim.