Sandra Pires conquistou neste domingo seu terceiro título do Rainha da Praia. Jogando a final ao lado de Larissa, ela venceu Maria Elisa, jogando com Carol, por 2 sets a 1, parciais de 21-18, 19-21 e 17-15. A dupla da final foi uma prévia para as primeiras etapas do Circuito Nacional.
Ainda à espera de Juliana, que retornará às areias após cirurgia no joelho, Larissa convidou Sandra Pires para atuar ao lado dela nas duas primeiras etapas do circuito: em Camboriú (SC), em 11 de fevereiro, e em Santa Maria (RS), em 4 de março. E o convite foi aceiro após o sucesso na decisão do torneio, neste domingo.
O duelo final do Rainha da Praia confrontou duas surpresas no torneio, que teve participação de Larissa, Renata, Talita, Maria Clara, Carolina e a estreante Vivian. Convidada pela organização, Sandra Pires enfrentou Maria Elisa, última na lista de classificadas do ranking nacional do vôlei de praia.
Momentos antes de entrar nas areias de Ipanema, a veterana escolheu Larissa como dupla e justificou: "Vou relembrar 2007, em que eu ajudei ela a vencer o Rainha da Praia. Agora quero que ela me ajude a ficar com a coroa". Com características de defesa, Maria Elisa optou pela bloqueadora Carolina. Com a vitória, Sandra Pires conquista o Rainha da Praia pela terceira vez - já havia vencido em 2000 e 2001.
"Estou realmente muito feliz. Este é um torneio difícil porque tem se adaptar rápido a sua parceira do momento. A Larissa me ajudou muito e escolhi ela justamente porque sabia que ela ia manter a confiança até o final. Ela tem garra para lutar e não desistir, além de toda a técnica", disse Sandra.
Para chegar à final, a campeã olímpica nos Jogos de Atlanta-1996 venceu as três partidas em rodízio com as demais concorrentes e despachou Talita, Carol e Vivian. Maria Elisa, por sua vez, eliminou favoritas como Larissa, Renata e Maria Clara para liderar o Grupo A.
Surpreendentemente, as finalistas optaram por parceiras que ainda não haviam jogado no fim de semana. Mais experiente Sandra Pires/Larissa iniciou a partida em vantagem e conseguiu abrir 6-2. No entanto, a jovem dupla Maria Elisa/Carol foi buscar o placar e equilibrou o confronto 7-7. Mas a 'dupla campeã' em 2007 foi superior na parcial e fechou em 21-18, em bloqueio de Sandra em Carol.
No segundo set, Sandra Pires/Larissa assumiu a condição de perseguidora desde o começo e, aos poucos, foi tirando a diferença, que chegou a ser de 11-7. Depois de conseguir empatar 16-16, a dupla viu Maria Elisa/Carolina abrir importante diferença no final (19-17) e empatar a partida ao fechar em 21-19, em erro de ataque de Sandra.
Embalada pelo bom momento na parcial anterior, Maria Elisa/Carol comandou o início do tie-break (5-2). Mas as adversárias foram buscar e deixaram tudo igual (6-6). No entanto, um ponto de saque da filha de Isabel recolocou a jovem dupla na frente.
Maria Elisa ficou perto do título ao chegar a 13-11, mas Sandra Pires conseguiu o empate em 13-13, após dividir uma bola na rede - o ponto veio com Larissa. Com isso, a dupla da veterana cresceu e, com um saque de Larissa, Sandra Pires levou o título, fechando em 17-15.
"O título da Sandra foi muito merecido. Elas jogaram muito bem. A Carol também me ajudou bastante, mas não conseguimos vencer. Elas optaram por sacar no lado esquerdo, que eu não estou muito acostumada e a Carol também não", explicou Maria Elisa.
*Atualizada às 14h23