As aposentadorias confirmadas após os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 poderiam ser suspensas e dois veteranos teriam sobrevida na seleção brasileira masculina de vôlei. Mas em processo de renovação, o técnico Bernardinho optou pelos jogadores mais jovens para dar mais rodagem e também para testar os novatos. Assim, Anderson e Gustavo foram inicialmente preteridos.
Com bons desempenhos nos campeonatos nacionais de clubes, os dois atletas, que estiveram nas campanhas do ouro de Atenas-2004 e da prata de Pequim-2008, poderiam estar na seleção brasileira, segundo o técnico Bernardinho. Mas a escolha pelos mais jovens servirá para o treinador avaliar a forma de jogo de cada um.
Aos 33 anos, o meio-de-rede Gustavo foi eleito o melhor de sua posição no último Campeonato Italiano. "Conversei com ele há uns dois meses. É difícil desvincular. Mas ele me disse que se voltasse agora, até poderia jogar, ser titular. Mas se desse espaço para os mais novos eles o engoliriam. Com a idade que está, ele perderia em condições físicas, enquanto os outros estão em crescimento", explicou o técnico.
Anderson confirmou seu adeus da seleção após o encerramento das Olimpíadas de Pequim. O oposto era, inclusive, o mais velho da equipe que Bernardinho levou para a China. Mas com 35 anos, o jogador teve atuação destacada em partidas decisivas do Tigre/Unisul/Joinville na última Superliga.
"Eu não fechei a porta para ninguém. O Anderson poderia estar aí por tudo o que fez nas semifinais contra o Banespa/São Bernardo. Mas é preciso ver novos jogadores. Sei que ele gostaria de estar aqui, mas ele entende", falou.
Com as aposentadorias que haviam sido confirmadas, Lucão, Éder, Sidão e Thiago Barth brigam pela vaga no meio-de-rede. O experiente Rodrigão, que não jogou em São Paulo, está entre os 19 inscritos para a Liga Mundial e deve se juntar ao elenco nos jogos contra a Finlândia, em Brasília.
Na saída de rede, a disputa inicial é entre Rivaldo, Leandro Vissoto e Leandrão. Titular em Pequim-2008, André Nascimento não disputará a Liga Mundial, mas não se despediu da seleção brasileira.
Com estas caras novas, o Brasil iniciou a campanha em busca do oitavo título da Liga Mundial com duas vitórias sobre a Polônia. Os comandados de Bernardinho fizeram 3 a 1 no sábado e 3 a 0 neste domingo, em partidas disputadas no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.