Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Brasil supera jogo 'chato' de Porto Rico e consegue primeira vitória no GP - 31/07/2009 - UOL Esporte - Vôlei
UOL Esporte Vôlei
 
31/07/2009 - 11h28

Brasil supera jogo 'chato' de Porto Rico e consegue primeira vitória no GP

Paula Almeida
No Rio de Janeiro
Quando José Roberto Guimarães avisou que a seleção de Porto Rico daria trabalho ao Brasil na primeira fase do Grand Prix, o técnico não estava superestimando a seleção centro-americana. Nesta sexta-feira, as portorriquenhas apresentaram grande volume de jogo no Maracanãzinho, mas isso não foi suficiente. As donas da casa se impuseram, anularam a ponteira Aurea Cruz, 'craque' do time portorriquenho, e fizeram 3 sets a 0 (25-22, 25-17 e 25-17), estreando com vitória na edição 2009 do tradicional campeonato anual.

Vipcomm/Divulgação
Fabiana sobe para o ataque, na vitória com facilidade do time do técnico José Roberto
VEJA AS IMAGENS DO DUELO NO RIO
BLOG: RÚSSIA ABRE COM VITÓRIA
NA PRAIA, TRÊS DUPLAS NAS QUARTAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE VÔLEI
A seleção brasileira entrou em quadra com Dani Lins e Sheilla, Thaísa e Fabiana, Sassá e Mari, além da líbero Fabi. Ao longo do jogo, Zé Roberto testou Ana Tiemi, Joycinha, Regiane e Natália, mas apenas em momentos em que a partida estava controlada pelas brasileiras.

No intervalo entre os dois primeiros sets, o técnico brasileiro foi homenageado. No dia em que completou 55 anos de idade e 200 jogos à frente da seleção feminina, Zé Roberto recebeu das mãos de Ary Graça, presidente da CBV, um réplica da medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado.

O primeiro set foi um verdadeiro teste de paciência para o ataque brasileiro. As portorriquenhas entraram em quadra dispostas a complicar ao máximo a vida das anfitriãs, e conseguiram no início do jogo. Logo de cara, abriram 2-0 em dois contra-ataques após erros de recepção das brasileiras. As donas da casa conseguiram equilibrar forças e viraram no 5-4,em um ataque para fora da central Alvarez. A partir daí, as duas seleções trocaram pontos, sempre com o Brasil à frente por apenas um ponto.

Ao longo da parcial, as brasileiras abusaram do direito de errar, sobretudo nos contra-ataques. Contaram, no entanto, com muitos erros vindos também do outro lado. No total, foram 13 pontos verde-amarelos somados a partir de falhas das portorriquenhas, e foi assim que as anfitriãs começaram a abrir vantagem. Primeiro, colocaram três pontos sobre as adversárias (13-10). Depois, administraram a 'gordura' até o final e fecharam o set com 25-22, naturalmente em um erro de ataque das visitantes.

Apesar de dar sinais iniciais de que seria parelha como a primeira etapa, a segunda foi uma aula de voleibol das brasileiras. Após saírem em desvantagem, as comandadas de Zé Roberto começaram a passear em quadra. Com um erro de saque de Ocasio, Mari foi para o saque quando o jogo estava 6-5, e só saiu de lá após nada menos do que oito pontos brasileiros. Enquanto Sassá brilhava no fundo de quadra, Sheilla comandava o ataque brasileiro (a atacante seria a maior pontuadora do jogo).

VEJA OS NÚMEROS DA PARTIDA
Divulgação
No jogo 200 de Zé Roberto, aniversariante viu a seleção vencer facilmente no Rio
BRASILEstatísticaPORTO RICO
75Total de pontos56
34Pontos de ataque32
7Pontos de bloqueio7
5Aces 6
29Erros do rival11
Sheilla (13)Maior pontuadoraA. Cruz (10)
VEJA A TABELA DO GRAND PRIX-09
Com o jogo nas mãos, Zé Roberto pôde mexer mais no time. Tal como no final do primeiro primeiro set, Natália voltou a entrar em quadra no lugar de Sassá, para reforçar o ataque. Em uma inversão, Ana Tiemi e Joycinha também foram pro jogo, e foi com um ponto da jovem oposta que o Brasil fechou o segundo set: 25-17.

Equilibrada, a terceira parcial começou com um susto para o time brasileiro. Após um choque com a central Fabiana, quando a seleção liderava por 4-2, a líbero Fabi caiu em quadra, e a partida ficou interrompida por alguns minutos. Mas não demorou para que a camisa 14 levantasse e seguisse no duelo. Logo em seguida, o Brasil abriu três pontos de vantagem (5-2), em um bloqueio duplo de Fabiana e Sheilla.

As portorriquenhas ainda encostaram no marcador, até as brasileiras chegarem ao primeiro tempo técnico na frente (8-7). Na volta à quadra, outro show das anfitriãs, que marcaram oito pontos consecutivos (15-7).

Zé Roberto voltou a mexer no time, colocando algumas reservas em quadra, e o ritmo brasileiro foi mantido. E foi com um ponto de Ana Tiemi que as donas da casa fecharam o set (25-17) e a partida, 3 a 0.

O Brasil volta ao Maracanãzinho neste sábado, mais uma vez às 10h, para enfrentar a Alemanha. No domingo, o adversário será a seleção dos Estados Unidos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host