Ao final da Superliga 2008/2009, várias equipes questionaram o fato de a TV Globo e o SporTV não mencionarem o nome dos patrocinadores dos times durante as transmissões das partidas. A Unisul, antiga patrocinadora de equipes de voleibol, chegou a atrelar sua saída do esporte à regra imposta pelas televisões e adotada pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Para o Campeonato Paulista 2009/2010 que começa neste sábado, porém, a situação promete ser diferente.
NOVO MODELO DE GESTÃO PARA IMPULSIONAR O TORNEIO |
---|
O Campeonato Paulista 2009/2010 que começa no próximo dia 15 mereceu nesta segunda-feira um evento de apresentação como há muito tempo não se via para um torneio regional de voleibol. Nomes de peso entre atletas, técnicos e dirigentes estiveram presentes à sede da Fiesp, na capital, para tentar dar uma nova cara para a competição, que pretende virar exemplo para outros estaduais pelo Brasil.
Chamado de Superpaulistão, o Campeonato Paulista desta temporada, recheado de campeões olímpicos como Gustavo, Rodrigão, Giba, Jaqueline, Fofão, Mari e Sheilla, entre outros, faz parte de um grande projeto criado por uma parceria entre FPV (Federação Paulista) e CBV (Confederação Brasileira). O SPVôlei, como é chamado o plano, foi estruturado para promover a interiorização do esporte no Estado.
Para tanto, as duas entidades resolveram direcionar seus investimentos não para as quadras, mas para fora delas. Escolhida pela CBV, a FPV será usada como 'cobaia' para um novo tipo de gestão, totalmente a cargo de uma empresa de marketing esportivo, a J. Cocco Sport Marketing. |
---|
|
LEIA A MATÉRIA COMPLETA |
AS MUDANÇAS SERÃO POSITIVAS? |
RODRIGÃO É CORTADO DA SELEÇÃO |
OUTRAS NOTÍCIAS DE VÔLEI |
O contrato encerrado ao final da última temporada dava ao SporTV a preferência de renovação com a FPV (Federação Paulista de Vôlei) desde que fizesse uma oferta financeiramente semelhante à de uma TV concorrente. E parece que realmente haverá uma disputa.
Nesta segunda-feira, durante evento de apresentação do torneio estadual, José Cocco, presidente da empresa que fará toda a gestão do campeonato, afirmou que a Bandsports fez proposta tentadora à FPV.
"Recebemos uma oferta irrecusável da Bandsports que envolve não só o canal fechado, mas toda a rede. Eles nos prometeram ao menos 34 transmissões ao vivo, além de duas reprises de cada jogo, e até boletins antes dos jogos de futebol no canal aberto aos domingos", revelou o presidente da J. Cocco Sport Marketing.
Mais interessante do que a proposta financeira, a emissora teria prometido atender ao desejo dos clubes. "O mais importante é que eles se propuseram a chamar os times pelos nomes que estão inscritos na federação", contou Cocco.
A definição sobre a emissora que exibirá os jogos sairá ainda nesta semana, na quarta-feira, e é apenas disso que depende a formatação da tabela de partidas. A princípio, FPV e J. Cocco contam com uma cooperação entre os dois canais concorrentes.
Por enquanto, a única certeza é que o novo modelo de gestão do Campeonato Paulista prevê uma participação maciça da TV como divulgadora do evento. Além de disponibilizar imagens para os canais locais, os organizadores esperam encher os ginásios durante as partidas do Paulistão.
"Não podemos transmitir eventos com ginásios vazios. Isso depõe contra um esporte, porque quem assiste pela TV a um evento com pouco público pode duvidar da credibilidade daquele acontecimento. Temos que procurar dar espetáculos para encher os ginásios. É bom para todo mundo", explicou J. Cocco, revelando que as arenas escolhidas para sediar os confrontos devem ter entre 3 mil e 4 mil lugares.