O Brasil não foi o único país a carimbar vaga nas finais do Grand Prix nesta sexta-feira. Outras duas seleções também asseguraram a classificação, deixando apenas dois postos abertos para outros cinco times concorrentes.
Duas classificações saíram em Hong Kong. Campeã do GP em 2007, a Holanda mostra aos poucos que pode chegar bem perto da façanha de dois anos atrás. Nesta sexta, o time europeu arrasou a Polônia em três sets, parciais de 25-17, 25-17 e 25-13, e se manteve na segunda colocação do campeonato com 14 pontos, atrás do Brasil apenas pelos critérios de desempate.
A China teve um pouco mais de dificuldades, mas também se classificou. A seleção asiática chegou a perder um set para a República Dominicana, mas fechou o jogo com 3 a 1 (25-21, 21-25, 25-17 e 25-20) e chegou a 13 pontos, sustentando a terceira colocação. Pior para as dominicanas, comandadas pelo brasileiro Marcos Kwiek, que ficaram na penúltima posição do Grand Prix e viram encerradas suas chances de chegar às finais do campeonato.
Como o Japão também já está classificado por ser a sede da fase decisiva, apenas duas vagas permanecem em jogo, com Alemanha, Rússia e Tailândia protagonizando uma briga forte pelos postos.
As alemãs, que têm feito grande campanha no Grand Prix, tomaram um susto da Coreia do Sul em jogo disputado na casa do time adversário. Ainda assim, recuperaram-se do primeiro set perdido e fecharam com 3 a 1, parciais de 25-27, 25-20, 25-22 e 25-11. A Alemanha está em quarto lugar com 12 pontos. As sul-coreanas, lanternas do torneio, estão eliminadas.
A quinta posição pertence agora à Rússia, que se redimiu de duas derrotas consecutivas e conseguiu bater os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25-21, 26-24, 19-25, 25-17). Com 11 pontos, as russas estão bem próximas da classificação. Já o renovado time norte-americano, embora tenha mostrado bom volume de jogo ao longo do campeonato, tem apenas nove pontos e precisa de uma combinação de resultados milagrosa para chegar à fase final.
A última seleção com boas chances de avançar é a surpreendente Tailândia. Sensação do Grand Prix até agora, o time asiático, que nesta última rodada joga em casa, conseguiu uma importante vitória em sets diretos nesta sexta sobre Porto Rico (27-25, 30-28, 25-13), eliminou a equipe adversária e chegou a 10 pontos na classificação. Apesar da boa campanha, as tailandesas não dependem apenas de si para se classificarem. O jogo de amanhã contra a Rússia deverá dobrar ou zerar as chances do time.
As finais do Grand Prix serão disputadas em Tóquio, entre quarta-feira e sábado da próxima semana.