Topo

Da despromoção e indisciplina ao elogio, Alerrandro ressurge no Atlético-MG

Alerrandro será titular do Atlético-MG diante do Paraná nesta quarta-feira - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Alerrandro será titular do Atlético-MG diante do Paraná nesta quarta-feira Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/11/2018 04h00

Alerrandro viveu momento conturbado no Atlético-MG nos últimos meses. No entanto, dá indícios de que pode reagir para brilhar sob a batuta de Levir Culpi. Depois de chegar ao elenco profissional e atuar até como titular, o atacante voltou às divisões de base e chegou até a ser punido por um ato de indisciplina. Nesta quarta-feira (14), ele deve começar jogando contra o Paraná, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após jogar a Copa São Paulo, Alerrandro foi chamado por Oswaldo de Oliveira para disputar a estreia do Campeonato Mineiro. No entanto, após a demissão do técnico, no início de fevereiro, precisou esperar um tempo para voltar ao elenco. Ele jogou diante do Tombense entre os prediletos de Thiago Larghi. Na sequência, participou de jogos de Copa do Brasil, Sul-Americana e até Brasileirão.

Alexandre Gallo, antigo diretor de futebol, no entanto, optou por levá-lo de volta às categorias inferiores. A intenção era dar mais oportunidades a Denílson, contratado por 300 mil euros em julho. O atacante chegou à Cidade do Galo para ser o reserva imediato de Ricardo Oliveira.

No período em que esteve nas divisões de base do Atlético, Alerrandro cometeu dois deslizes que acarretaram em repercussão negativa nos bastidores. Ambos ocorreram no início de agosto. O primeiro foi chegar atrasado a uma reapresentação do time sub-20. O fato culminou em repreensão e punição do jovem de 18 anos.

Na sequência, o jogador curtiu o comentário de um torcedor que pedia a saída do então técnico Thiago Larghi, demitido dois meses mais tarde. O fato gerou mal-estar entre as partes, mas foi contornado.

Embora tenha recebido uma segunda chance da diretoria e da antiga comissão técnica, Alerrandro só retornou ao time com a chegada de Levir Culpi e após a demissão de Alexandre Gallo. Fã de jovens da base, o técnico colocou o atacante no banco de reservas na derrota para o Grêmio. Ele também estava entre os suplentes no empate com o Palmeiras no último domingo. Na ocasião, ele foi acionado pelo treinador nos minutos finais.

A ideia do técnico era testar o time com o jovem atleta. Ele será o substituto do veterano centroavante, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, contra o Paraná, nesta quarta-feira.

"Posso dizer que [o Alerrandro substituirá o Ricardo Oliveira] sim, imediatamente aqui. Mas de repente acontece alguma coisa. A tendência é que seja o Alerrandro. Não tem idade, ele é artilheiro. Não sei os números, mas quando estive aqui da última vez, ele era o menino com maior número de gols na base. Não é um cara normal, é um cara que merece ser olhado. Vamos ver o que acontece", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA
PARANÁ x ATLÉTICO-MG

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Durival Britto, em Curitiba (PR)
Data: 14 de novembro de 2018 (quarta-feira)
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

Paraná
Richard; Wesley Dias, Jesiel, Cléber Reis e Mansur; Leandro Vilela, Jhonny Lucas, Alex Santana, Andrey e Juninho; Rafael Grampola.
Técnico: Dado Cavalcanti

Atlético-MG
Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Matheus Galdezani, Elias, Juan Cazares e David Terans; Luan e Alerrandro.
Técnico: Levir Culpi.