Topo

Espanhol - 2019

Sozinhos, Messi e Suárez superam gols marcados por ataque do Real sem CR7

Messi e Suárez são os principais artilheiros da Liga Espanhola em 2018/2019 - JOSE JORDAN/AFP
Messi e Suárez são os principais artilheiros da Liga Espanhola em 2018/2019 Imagem: JOSE JORDAN/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/01/2019 04h00

Era inevitável o Real Madrid perder eficiência ofensiva com a saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus. Entretanto, com praticamente meia temporada disputada, os números se apresentam mais preocupantes do que o previsto para um elenco que possui Karim Benzema e Gareth Bale. No Campeonato Espanhol, somente Lionel Messi e Luis Suárez bastam para o setor ofensivo do Barcelona superar o do arquirrival depois de 18 rodadas.

O argentino e o uruguaio somam juntos 28 bolas nas redes adversárias contra apenas 26 de todo o Real Madrid. Messi ocupa o posto de artilheiro da Liga com 16 gols, enquanto Suárez aparece logo atrás com 12. 

O artilheiro merengue desta praticamente metade de temporada na Espanha é Karim Benzema, autor dos mesmos sete gols do francês Ousmane Dembélé, o terceiro da lista do Barça e há poucas semanas firmado entre os titulares. A título de comparação, o Real anotou 35 tentos com as mesmas 18 rodadas de campeonato na temporada passada, a última de Cristiano Ronaldo no elenco.

Durante a passagem de nove temporadas pelo Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo e o Real Madrid jamais apresentaram números tão ruins após 18 partidas. A marca mais baixa foi justamente em 2017/2018, ainda bem acima comparada com a atual. A média deste período de quase uma década chega aos 48 gols, com o auge ocorrendo em 2011/2012: 65 tentos marcados.

A lacuna deixada pelo craque português reflete o mau momento do Real Madrid. Até aqui, o clube não encontrou uma reposição minimamente ideal para ocupar a vaga no ataque ao lado de Bale e Benzema. Marco Asensio, que despontava para ser protagonista, sofreu com as lesões, caiu de rendimento e virou opção.

Isco, outro nome costumeiramente presente no time titular e que teoricamente cresceria ainda mais no elenco, também caiu sem a presença do português. No caso, a imprensa espanhola coloca até problemas de relacionamento entre o meia e o atual técnico Santiago Solari, já o segundo a ocupar o posto de treinador na temporada - Julen Lopetegui acabou demitido em outubro.

A bola da vez se tornou Vinicius Junior. O brasileiro, contratado para se desenvolver por pelo menos um ano no Real Madrid, virou opção de titular e atuou no último fim de semana na derrota contra o Real Sociedad. O ex-flamenguista, após receber elogios, surge como possível alento para recuperar o paupérrimo ataque do tricampeão europeu.

Enquanto isso na Itália, Cristiano Ronaldo já ocupa a ponta da tabela de artilheiros do Campeonato Italiano. São 14 gols anotados depois de um turno jogado. A Juventus e o craque português, que deixou o Real "órfão", voltam a campo pela liga nacional no dia 21, data do duelo contra o Chievo Verona.