San José é punido com multa de R$ 19 mil pela Conmebol
O San José também foi punido pela Conmebol pelo episódio envolvendo a morte do jovem Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador vindo da torcida do Corinthians no confronto entre os dois times pela Libertadores. O clube boliviano foi multado em US$ 10 mil (cerca de 19 mil).
O comunicado divulgado pela Conmebol adverte que no caso de voltar a ocorrer “qualquer infração a disciplina desportiva de igual ou similar natureza”, o clube será enquadrado no artigo 43 do regulamento Disciplinar da Entidade, que prevê uma pena maior para reincidência no prazo de cinco anos.
Em julgamento realizado nesta quinta, a Conmebol decidiu que o Corinthians poderá voltar a jogar com portões abertos em casa, mas não poderá contar com sua torcida nas partidas como visitante durante 18 meses. A medida vale para todas as competições organizadas pela Conmebol, como a Libertadores e a Recopa Sul-Americana. Caso o Corinthians jogue contra algum outro time brasileiro como visitante, mesmo que seja em São Paulo, não poderá levar torcida.
A reunião desta quinta foi feita por teleconferência para definir principalmente a punição do Corinthians por conta da tragédia de Oruro. O julgamento era para ter acontecido na quarta, mas um dos integrantes do Tribunal Disciplinar da Conmebol não compareceu.
CRONOLOGIA DO CASO DA MORTE DE TORCEDOR NA BOLÍVIA
Dia 20 de fevereiro – O jovem Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador disparado por um torcedor do Corinthians durante a partida entre o clube paulista e o San Jose, que aconteceu em Oruro (BOL), válida pela Libertadores.
Relembre
Dia 21 de fevereiro – A polícia boliviana prendeu e indiciou 12 torcedores corintianos como suspeitos pela morte do garoto Kevin
Relembre
Dia 21 de fevereiro – A Conmebol puniu o Corinthians a atuar com portões fechados até que uma decisão fosse tomada
Relembre
Dia 24 de fevereiro – Um menor de idade, membro da Gaviões da Fiel, assumiu ter sido o autor do disparo que matou Kevin Espada.
Relembre
Dia 25 de fevereiro – O jovem, de 17 anos, que assumiu ter atirado o sinalizador que matou Kevin Espada prestou depoimento em São Paulo e foi liberado pelas autoridades
Relembre
Dia 26 de fevereiro – A Conmebol negou o recurso do Corinthians e manteve a punição de portões fechados no estádio do Pacaembu
Relembre
Dia 27 de fevereiro – Quatro torcedores do Corinthians conseguiram liminares na Justiça comum e conseguiram entrar no estádio do Pacaembu para acompanhar a partida entre Corinthians e Millonarios
Relembre
Dia 28 de fevereiro – O Corinthians fundamenta defesa e entrega para a Conmebol. No argumento, o clube paulista ignorou a presença dos quatro torcedores no Pacaembu
Relembre
Dia 6 de março – A Conmebol adia o julgamento que decidiria a pena definitiva ao Corinthians por conta da morte do garoto Kevin Espada. Prevista inicialmente para o dia 6 de março, a audiência foi modificada para a tarde do dia 7.
Relembre
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.