Clássico mais quente fora de campo. O segundo Cruzeiro x Atlético-MG do ano

Enrico Bruno, Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

    Clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG começou praticamente uma semana antes, fora de campo

    Clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG começou praticamente uma semana antes, fora de campo

Semana de clássico entre Cruzeiro e Atlético sempre é diferente em Belo Horizonte. Uma partida que mexe com quase toda a cidade. No entanto, o confronto deste sábado (1), pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, às 16h, no Mineirão, parece estar mais quente fora do que dentro de campo.

Em termos de classificação, os pontos em jogo nesta rodada pouco fazem diferença na classificação das duas equipes. O Atlético já tem a primeira colocação assegurada, enquanto o Cruzeiro só não fica em segundo com uma combinação de resultados, duas derrotas nas rodadas finais da primeira fase somadas com duas vitórias do América-MG.

Por isso, em jogo, praticamente a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético. Mas o clássico que vai ser disputado neste sábado começou a ser jogado na terça-feira pela manhã, com uma solicitação da diretoria alvinegra à Federação Mineira de Futebol (FMF). O clube pediu o afastamento do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que na noite anterior apitou o empate em 2 a 2 do Cruzeiro com o Uberlândia.

No entendimento dos dirigentes atleticanos, o único árbitro Fifa de Minas Gerais ajudou o Cruzeiro no jogo realizado no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Pedido do Atlético que não foi atendido pela FMF. Ricardo Marques Ribeiro não foi afastado como está escalado para o confronto entre Democrata-GV e América, de Teófilo Otoni, também pela 10ª rodada. Igor Júnio Benevenuto, que tem um clássico no currículo, um empate sem gols em 2014, foi o sorteado para apitar o grande clássico mineiro.

Ainda na terça-feira, à tarde, reunião da sede da FMF, para definir detalhes do confronto, como transporte dos torcedores, venda de ingressos e procedimentos de segurança. Mandante, o Cruzeiro solicitou na reunião que a torcida do Atlético não tivesse direito de levar faixas, bandeiras e instrumentos musicais, assim como acontece nos jogos no Independência, quando o Cruzeiro é visitante.

O pedido da diretoria do Cruzeiro gerou dois ofícios, ambos enviados à FMF, na quarta-feira. Primeiro do Atlético, não concordando com a situação e solicitando que sua torcida não fosse privada de levar os adereços. Em sequência, o próprio Cruzeiro divulgou um ofício, para que seu desejo fosse atendido.

Nessa quinta-feira a FMF, através do diretor de competições, Paulo Bracks, autorizou a entrada de faixas, bandeiras e instrumentos na torcida atleticana. O que casou revolta da diretoria do Cruzeiro, que soltou uma nota detonando a entidade e o presidente Castellar Guimarães Neto. Entre outras coisas, o clube celeste acusou a FMF de ser uma entidade parcial e sempre favorecer o Atlético.

Enquanto o clima estava quente fora de campo, dentro dele as duas comissões técnicas tiveram praticamente uma semana inteira de trabalho. Resta saber como vai ser o clima em campo. Se quente como foi a semana que antecedeu o clássico ou mais calmo, como aponta a tabela de classificação.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Data: 1º de abril de 2017, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa e Ricardo Júnio de Souza (ambos MG)

CRUZEIRO: Rafael; Ezequiel, Léo (Manoel), Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Hudson, Ariel Cabral (Lucas Silva), Arrascaeta e Thiago Neves; Alisson (Ramón Ábila) e Rafael Sóbis.
Técnico: Mano Menezes.

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva (Felipe Santana), Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Danilo (Otero ou Marlone), Cazares e Robinho; Fred.
Técnico: Roger Machado

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos