![]() Vagner Love, Neymar, Miranda, André Santos e Amaral em show do Exaltasamba |
Futebol e samba são uma combinação antiga. Pandeiros e cavaquinhos há muito dividem espaço com as chuteiras nas concentrações e nas viagens. Nos últimos anos, uma banda se tornou quase um símbolo da “boleiragem”. Fez de seus shows um ponto de encontro dos nomes do futebol e passou a ter craques como Neymar e Dentinho em suas peladas semanais. Foi assim, sempre ligado ao mundo da bola, que o Exaltasamba cresceu entre os jogadores.
O grupo tem cinco integrantes. A maioria é corintiana: Péricles, Thiaguinho e Brilhantina. Pinha é são-paulino e Thell, santista. Todos vão aos estádios com frequência. São fãs de seus fãs. A relação com alguns jogadores se estreitou e logo se espalhou.
Atualmente, pagodeiros frequentam as casas dos jogadores e vice-versa. Discutem futebol, fama e outros temas em comum. A banda ainda exporta CDs novos para os amigos que jogam fora do Brasil.
![]() | Ronaldinho: Tantã |
![]() | Robinho: Pandeiro |
![]() | Júlio Baptista: Cavaquinho |
![]() | Diego: Percussão |
![]() | Maicon: Tantã |
Integrante do Exaltasamba desde 2003, Thiaguinho (banjo e vocal) vai aos jogos do Corinthians e, graças à música, tornou-se um grande amigo de Neymar. Já até festejou gol do atacante contra seu time de coração. Neymar, inclusive, participa das peladas semanais que Thiaguinho organiza, assim como Dentinho, do Corinthians, e Heverton, da Portuguesa.
“Eu e o Neymar somos muito próximos. A gente se conheceu no ano passado, por meio do Robinho, e nos tornamos amigos. Ele passou a ir aos nossos shows e marcamos uma pelada em Santos com os amigos. Depois ele veio jogar no nosso futebol. Nós nos falamos umas três vezes por semana. Ele está no Peru no Sul-Americano [sub-20] e já estou com saudade. É um moleque muito gente fina”, contou Thiaguinho.
Mas Neymar não é o peladeiro mais assíduo no futebol do cantor, denominado Futeba dos Cururu. “O Dentinho e o Heverton são os que vão mais. Já existe até um entrosamento. O Neymar joga sempre no outro time e gosta de ficar tirando sarro. O Elias também ia muito quando estava no Corinthians, assim como o Athirson, quando jogava na Portuguesa.”
Enquanto os músicos tentam melhorar no futebol com a presença dos jogadores profissionais, o inverso também acontece. Uma dupla famosa nos campos se arrisca com frequência no pagode: Robinho e Ronaldinho Gaúcho.
“Muitos jogadores seriam ótimos pagodeiros. O Robinho e o Gaúcho levam a sério. O Robinho sempre que vai ao show toca pandeiro e canta. O Gaúcho vai muito bem no tantã, seguraria uma noite inteira de show. E tem o Julio Baptista, que toca cavaquinho muito bem”, avaliou Thiaguinho.
Ronaldinho Gaúcho, inclusive, teve um show particular do Exaltasamba em sua casa. E por um motivo nada nobre. “Fizemos um show em Porto Alegre e o Ronaldinho queria ir, mas o Brasil tinha acabado de perder a Copa do Mundo [em 2006, eliminado pela França] e não dava para ele sair. Então ele pediu e nós fizemos um pagode na casa dele”, recorda Thiaguinho.
A lista de jogadores que são próximos do Exaltasamba é extensa. Vagner Love, André Santos, Elano, André, Luís Fabiano, Elias, Ramires, Jorge Henrique, Jô, Daniel Carvalho, Alex Silva, Leo Moura, entre muitos outros.
Das gerações mais antigas, há nomes como Vampeta, Junior Baiano, Denílson, além de outros como o técnico Vanderlei Luxemburgo e o presidente corintiano Andrés Sanchez. Todos têm em comum o futebol e o pagode. E a “boleiragem”, claro.
Sair
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas