Topo

"Nunca na história do futebol..." Argentinos vão à loucura com River x Boca

Divulgação/Conmebol
Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

01/11/2018 10h02

O duelo River Plate x Boca Juniors já faz a Argentina respirar a final da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (01), os principais jornais do país deram grande destaque ao clássico decisivo garantido depois que os times eliminaram, respectivamente, Grêmio e Palmeiras nas semifinais  

“Nunca na história do futebol mundial uma competição internacional teve uma decisão com a estirpe do superclássico”, diz o “jornal Olé” em um texto que tem como título “No mundo você não encontra”.

A publicação ainda cita dois casos de grandes clássicos em finais da Liga dos Campeões, mas nenhum entre rivais da mesma cidade, como são River Plate e Boca Juniors. Na Libertadores, as finais  edições de 2005 e 2006 foram disputadas entre clubes do mesmo país: São Paulo x Atlético-PR e Inter x São Paulo.

“Os que mais se assemelham são Milan x Juventus na Champions 02/03 e Real Madrid x Atlético de Madrid nas edições 13/14 e 15/16. Orgulho argentino”, diz o Olé. 

Na mesma linha, o jornal La Nación não poupa adjetivos para definir o encontro.  “A final de clubes mais impactante da história. Boca x River, uma definição cativante que o mundo nunca viu”, disse.

A possibilidade de River Plate x Boca Juniors na decisão já mexia com a Argentina antes mesmo da definição dos finalistas. O presidente do país, Mauricio Macri, chegou a dizer que torcia pela presença de um brasileiro na final para não ficar três semanas sem dormir. Macri já presidiu o Boca.

Outra expectativa na Argentina é pelas datas da decisão. Existe a possibilidade de os dois jogos serem disputados no sábado.

O River se classificou para decisão na terça ao vencer o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre, e o Boca também é finalista depois de empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no Allianz Parque, depois de ter levado a melhor na ida, em La Bombonera, por 2 a 0.