Topo

Paulista - 2019

O que precisa acontecer para seu time decidir a final do Paulista em casa

Troféu do Campeonato Paulista de 2019 - Divulgação/FPF
Troféu do Campeonato Paulista de 2019 Imagem: Divulgação/FPF

Do UOL, em São Paulo

01/04/2019 12h00

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo ainda estão na briga pelo título do Campeonato Paulista 2019. No entanto, nenhum deles terá tarefa fácil se quiser decidir o estadual em casa, diante de sua torcida.

O regulamento da FPF (Federação Paulista de Futebol) determina que o mandante do jogo de volta da final será o clube com melhor campanha na somatória dos pontos obtidos nas etapas anteriores - isto é, somando primeira fase, quartas de final e semifinais.

Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar no domingo (7), às 16 horas, no Allianz Parque, e Santos e Corinthians disputam a segunda partida na segunda-feira que vem (8), às 20 horas, no estádio do Pacaembu.

Confia na classificação do seu time?

Então entenda o que precisa acontecer nos dois jogos para que ele possa decidir a final do Campeonato Paulista em casa.

Siga o UOL Esporte no

Palmeiras

dudu - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O Palmeiras teve trabalho diante do São Paulo no Morumbi e só empatou por 0 a 0, mas sua matemática é a menos complicada neste sentido: para disputar o segundo jogo da final no Allianz Parque, a equipe de Felipão precisa apenas avançar para a final do estadual.

Neste momento, o Palmeiras tem 30 pontos somados no Paulista (25 na primeira fase, quatro nas quartas de final, e um na semifinal). Se voltar a empatar contra o Tricolor e se classificar nos pênaltis, irá a 31 e não poderá mais ser alcançado pelo Santos - que tem 27 e pode, no máximo, chegar a 30 se superar o Corinthians nos 90 minutos.

Santos

derlis - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O Santos obteve 23 pontos na primeira fase, quatro nas quartas de final e ainda não pontuou na semi, já que foi derrotado pelo Corinthians por 2 a 1 ontem (31), fora de casa. Mas nada está perdido.

A conta mais simples exige que o Santos vença o Timão por mais de um gol de diferença e torça para o Palmeiras cair diante do São Paulo. Neste caso, o Peixe iria a 30 pontos e não teria concorrência do Verdão, que estaria fora da disputa.

Outra possibilidade também envolve a eliminação do Palmeiras: se vencer o Corinthians por um gol de diferença e levar a melhor na disputa por pênaltis, o Santos chegará a 30 pontos da mesma forma e será o finalista com melhor campanha.

Corinthians

love - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A vitória por 2 a 1 sobre o Santos fez com que o Corinthians chegasse a 26 pontos em toda sua trajetória no Paulistão 2019. Poderia ser uma pontuação maior se o time não tivesse empatado com a Ferroviária nos dois confrontos das quartas.

Afinal, o regulamento diz que uma vitória nos pênaltis rende apenas um ponto ao time classificado. Deste modo, foram 26 pontos até aqui, contando os 21 na primeira fase, os dois nas quartas, e os três obtidos no primeiro jogo da semifinal contra o Santos.

Para isso, é preciso torcer para o São Paulo derrubar o Palmeiras. Se voltar a vencer o Santos no tempo normal, chegará a 29. Se empatar, garante sua classificação com 27 pontos. Se perder por um gol de diferença e levar a melhor nos pênaltis, avança com 26. Em qualquer um desses cenários será o melhor finalista caso enfrente o Tricolor na decisão.

São Paulo

reinaldo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Não há mais chance. Mesmo se superar o Palmeiras no Allianz e conquistar o direito de jogar a final, o clube disputará a primeira partida da decisão em casa, com torcida única, e será visitante no jogo de volta. Não importa o que aconteça daqui para frente.

O São Paulo reencontrou o bom futebol a partir das quartas de final contra o Ituano e é o melhor time do mata-mata até aqui, com sete pontos somados em três jogos, mas este desempenho não foi suficiente para reverter a instável campanha da primeira fase.

Ao contrário de seus rivais, que somaram mais de 20 pontos na etapa de grupos, o Tricolor fez apenas 15 na primeira fase do campeonato. Mesmo depois de obter seis nas quartas, se tornando o o único time a vencer os dois jogos, e um na semi, o São Paulo tem apenas 22.

Ou seja, uma eventual vitória sobre o Palmeiras nos 90 minutos levará o time do Morumbi aos 25 pontos. Nem assim será possível alcançar Santos e Corinthians, que antes mesmo do segundo jogo da semifinal já têm 27 e 26, respectivamente.

Siga o UOL Esporte no

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente nesta notícia, o Santos irá a 30 pontos no geral se vencer o Corinthians por um gol de diferença. O erro foi corrigido.