Manchetes com "fracasso" e "sem nenhuma inspiração" foram comuns para avaliar os jogadores da seleção da Inglaterra neste domingo, assim como também foi comum a justificativa de Fabio Capello sobre o cansaço dos atletas ser o culpado por outra apresentação abaixo da média.
A Inglaterra perdia por dois gols antes de se recuperar em conseguir o empate por 2x2 em casa contra a Suíça no sábado em partida classificatória para a Eurocopa de 2012. A equipe treinada por Capello jogou sem energia, o que trouxe ecos da apresentação ruim do selecionado no ano passado pela Copa do Mundo.
Desta vez, o italiano deu tempo para os seus jogadores saírem de férias e disse que eles retornaram "felizes" e animados como "crianças" para jogar. O resultado, no entanto, foi o mesmo, ridicularizado pela imprensa inglesa como outra partida fraca da seleção.
"O problema é sempre a energia. Os jogadores suíços estavam mais descansados do que os nossos", disse Capello para os repórteres. "Nos últimos 10 minutos, tivemos alguns jogadores sem energia. É um período difícil no ano para jogar uma partida como esta."
A partida em Wembley aconteceu duas semanas depois da final do Campeonato Inglês e uma semana depois da final da Copa dos Campeões da Europa na qual o zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand era o único jogador que foi titular no sábado.
TRANSPLANTE CAPILAR
A Inglaterra não jogou com o seu atacante titular Wayne Rooney, que estava suspenso e que divulgou via twitter que usou o tempo livre para fazer um transplante capilar, e com o machucado Jermain Defoe. Mas Capello disse que as suas preocupações estavam mais concentradas no cansaço dos jogadores do que nas ausências.
Um ano atrás, partidas ruins da Inglaterra na Copa do Mundo acabaram na derrota para a Alemanha na segunda fase da competição. Na ocasião, o técnico também culpou o cansaço.
Nesta semana, ele disse que tirou lições da experiência na África do Sul e por isso liberou os jogadores e também planeja dar até duas semanas aos jogadores antes da Eurocopa se o time se classificar.
A classificação está longe de estar garantida, com a Inglaterra tendo sorte de continuar na liderança do grupo G, já que Montenegro ficou no empate por 1x1 com a Bulgária também no sábado. A Inglaterra está empatada em 11 pontos com os montenegrinos.
"Sem ideias novas, Fabio tenta desculpas", escreveu o News of the World, enquanto o The People disse que Capello "reaproveitou uma cansada desculpa da Copa do Mundo" e o The Observer escreveu que "as escolhas do treinador e técnicas de motivação continuam a não dando certo."
A próxima partida da Inglaterra para a Eurocopa de 2012, que será co-sediada pela Polônia e Ucrânia, será contra a Bulgária no dia 2 de setembro.
Por Sonia Oxley
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas