Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Quênia faz dobradinha inédita na maratona do Mundial; Marílson é 16º - 22/08/2009 - UOL Esporte - Atletismo
UOL Esporte Atletismo
 
22/08/2009 - 08h54

Quênia faz dobradinha inédita na maratona do Mundial; Marílson é 16º

Fernando Narazaki*
Em Berlim (Alemanha)
Por metade da maratona, o brasileiro Marílson dos Santos sonhou com o pódio da prova no Campeonato Mundial de atletismo. Mas ele não resistiu ao ritmo imposto pelos africanos. E o Quênia acabou fazendo a festa em uma das provas mais nobres do atletismo.

EFE
Kinui dominou os quilômetros finais e bateu recorde do Mundial na maratona em Berlim
EFE
Marílson dos Santos ficou no grupo da frente e completou os 42 km na 16ª colocação
CONFIRA AS IMAGENS DA MARATONA
BOLT TENTA DESFECHO PERFEITO
KEILA SONHA COM MEDALHA NA FINAL
CONFIRA MAIS NOTÍCIAS DO MUNDIAL
Abel Kirui venceu neste sábado, com 2h06min54, com 54 segundos na frente do compatriota Emmanuel Mutai. O pódio foi completado com o etíope Tsegay Kebede, que completou o percurso em 2h08min35.

Marílson brigou pela liderança até a metade da prova e terminou na 16ª posição, com 2h15min13. Três postos atrás ficou o brasileiro Adriano Bastos, com 2h15min39. José Teles terminou em 23º lugar, com 1min01 atrás de Bastos, chegou a ser amparado por médicos no fim da prova, mas passa bem.

"Quando você está entre os favoritos, não dá para pensar em fazer de recuperação. Ou você briga pela vitória ou você quebra. Hoje eu não consegui aguentar o ritmo deles. O resultado não foi o que eu esperava", lamentou Marílson.

O brasiliense explicou também que não fez a preparação adequada em virtude de uma inflamação no calcanhar esquerdo. "Estou com uma bursite desde a Maratona de Nova York do ano passado (quando venceu a prova). Ela me incomoda muito e acabou atrapalhando um pouco hoje", destacou.

Apesar de ser um dos países mais tradicionais neste tipo de prova, esta foi apenas a terceira vez que o Quênia conquistou o ouro na maratona masculina do Mundial, sendo a primeira com uma dobradinha. Antes de Kirui, os outros vencedores foram Douglas Wakiihuri (em Roma-1987) e Luke Kibet (em Osaka-2007).

Esta também foi a apenas segunda vez que um país teve os dois primeiros colocados na prova. Até este sábado, o único que havia alcançado este feito foi a Espanha com a vitória de Abel Antón, seguido por Martín Fiz em Atenas-1997.

Antes de vencer em Berlim, Kirui tinha como principal conquista a vitória na Maratona de Viena-2008. Ele ainda foi segundo em Berlim-2007 (quando o etíope Haile Gebrselassie bateu o recorde mundial) e terceiro em Viena-2007, Roterdã-2009 e Cingapura-2006.

"Estou muito feliz de ter vencido aqui. É um resultado que não esperava. Vencer um Mundial é um desafio para todos e estou feliz de ter alcançado", comentou Kirui.

Marílson começou bem e permaneceu no pelotão da frente logo no começo da prova. Ele foi o único brasileiro a manter-se entre os primeiros já nos cinco quilômetros. José Teles e Adriano Bastos não conseguiram acompanhar o grupo.

A partir dos 20 quilômetros, a prova passou a se definir. Oito atletas abriram na frente e Marílson estava no bloco, que ainda tinha três quenianos (Emmanuel Mutai, Abel Kirui e Robert Cheruiyot), três etíopes (Tsegay Kebede, Deriba Merga e Deressa Chimsa) e Dieudonne Disi, de Ruanda.

Mas, logo após completar metade da prova, o sonho de Marílson passou a ficar mais distante. Ele foi ficando para trás do grupo e a briga pela vitória se resumia agora a um pelotão de cinco atletas (Cheruiyot, Kirui, Mutai, Merba e Kebede). Sem o mesmo ritmo, o brasileiro sentia o cansaço e passou a lutar para ficar entre os dez melhores.

Faltam dez quilômetros para o final, Cheruiyot e Kebede ficaram para trás, e por volta dos 35 quilômetros foi a vez de o etíope Merba não aguentar. Com um ritmo intenso, os quenianos Kirui e Mutai distanciaram, mas a briga só durou até o 40º quilômetro. Kirui abriu para o seu compatriota e não foi mais alcançado para cruzar a linha de chegada no Portão de Brandenburgo em primeiro lugar.

* Atualizado às 9h30

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host