Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Jerry West prevê fracasso em negociações e greve durante temporada da NBA - 05/10/2010 - UOL Esporte - Basquete
UOL Esporte Basquete
 
05/10/2010 - 22h02

Jerry West prevê fracasso em negociações e greve durante temporada da NBA

Das agências internacionais
Em Washington (Estados Unidos)
  • Jerry West conversa com Kobe Bryant; ex-jogador e dirigente dos Lakers acredita em greve geral

    Jerry West conversa com Kobe Bryant; ex-jogador e dirigente dos Lakers acredita em greve geral

Um dos maiores jogadores de todos os tempos da NBA, Jerry West prevê um desfecho negativo para as negociações entre atletas e dirigentes sobre um novo acordo salarial coletivo. O ex-astro do Los Angeles Lakers acredita que as partes não chegarão a um consenso e que uma greve ocorrerá durante a próxima temporada da liga norte-americana.

“Ficaria chocado se isso [greve] não ocorrer”, disse West em entrevista à agência Reuters. “Eles estão com uma grande batalha em suas mãos. Pode ocorrer o mesmo que no hóquei? Podem perder a temporada inteira? Espero que não. Não tenho qualquer simpatia pelos proprietários, eles concordaram em pagar aqueles salários”.

West relembrou a greve que paralisou a temporada 2004 da NHL, a liga profissional norte-americana de hóquei no gelo. Para o ex-jogador, a situação entre as duas ligas, nas quais os proprietários decidiram parar de pagar salários exorbitantes aos atletas, é simular.

“Estes jogadores que ganham US$ 25 milhões por ano, se perderem uma temporada inteira, nunca vão se recuperar. Não quero ver os atletas punidos tão severamente, mas os proprietários tem assumido todos os riscos”, argumentou West.

O comissário da NBA, David Stern, anunciou recentemente que a NBA teve um prejuízo de US$ 370 milhões no último ano. Para Jerry West, a liga deveria seguir o modelos da NFL, competição de futebol americano, que criou um modelo de repartição de receitas que permite que todas as equipes tenham uma chance de competir em igualdade.

“Na NBA, se você está em um pequeno mercado onde não tem 500 companhias que dêem suporte financeiro a sua franquia, você corre um risco muito maior. Ele [Stern] precisa dizer aos jogadores ‘amigos, precisamos ter uma conversa honesta com vocês. E essa conversa honesta não será divertida para vocês”, comentou o ex-jogador.

Segundo West, a redução nos salários dos atletas seria benéfico para tornar a NBA menos elitista. O ex-jogador considera que os preços dos ingressos para assistir aos jogos se tornaram muito caros, principalmente nos grandes mercados.

“Muitas vezes me pergunto: qual é o ponto de saturação? Será que estamos recebendo os verdadeiros torcedores ou apenas os fãs que empresas tem trazido aos jogos? Esta é uma de minhas preocupações”, contou West.

Defensor de LeBron

Jerry West defendeu o ala LeBron James sobre sua transferência do Cleveland Cavaliers para o Miami Heat. Para o ex-jogador, a cidade da Flórida oferece uma série de atrativos ao jovem astro que o município de Ohio não propiciava ao atleta.

“LeBron James fez valer o direito de ser agente livre. Ele poderia ir para onde quisesse. Ele é jovem, solteiro. Isto é sobre estilo de vida. Em Cleveland, é muito frio no inverno”, opinou West.

Ex-jogador e atual dirigente dos Lakers, West disse ter muita amizade com o presidente do Miami Heat, Pat Riley. O ídolo do time de Los Angeles contou que conversou com o mandatário da franquia da Flórida para apoiá-lo diante da enxurrada de críticas sobre as contratações de LeBron e Chris Bosh para atuar ao lado de Dwyane Wade.

“Liguei para Pat Riley, somos amigos de longa data. Eu disse ‘Pat, as pessoas serão ciumentas sobre todos esses caras que estão vindo para jogar. Você escutará algumas coisas das quais não vai gostar. É só inveja”, disse West.

Apesar de elogiar as contratações do Heat, West segue confiante no tricampeonato dos Lakers. Para o ex-atleta, o time de Los Angeles segue como a equipe a ser batida na NBA. “Os Lakers têm claramente a melhor equipe. Se os jogadores permanecerem saudáveis, não vejo razão para que não possam vencer novamente”.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host