Topo

Substituta de Lais faz salto simples, é eliminada e homenageia amiga

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 13h05

A brasileira Josi Santos apostou em saltos com dificuldades mais simples e acabou eliminada na fase classificatória no esqui aerials dos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14). Apesar do resultado, Josi aproveitou os dois saltos para homenagear a amiga Lais Souza, que estava originalmente classificada para a Olimpíada, mas sofreu um acidente nos Estados Unidos.

“Força, Lais”, repetiu Josi enquanto aparecia nas câmeras à espera da nota. Na primeira qualificação, a brasileira tentou um salto com um mortal para trás, de dificuldade 2,000, e recebeu a pontuação 49,6. Ela ficou em 20º entre as 22 atletas que saltaram.

Na segunda sessão, executou um movimento com dificuldade um pouco maior (2,050), mas teve problemas na aterrissagem e viu sua pontuação cair para 48,17. Ela terminou em 16º, o que a deixou com o 22º e último lugar no geral.

O classificatório foi dividido em duas partes, chamadas de Q1 e Q2. Na primeira, as seis atletas mais bem classificadas passaram direto para a final, que será disputada ainda nesta sexta-feira. As outras concorrentes tiveram mais uma chance de se classificar no Q2 – as seis melhores foram à decisão.

A americana Ashley Caldwell fez a melhor pontuação no geral do classificatório: 101,25. O grau de dificuldade de seu salto foi 4,050, bem acima da média das outras atletas, que girou em torno de 3,000.

Semanas difíceis

Depois do salto, Josi falou, em entrevista ao canal Sportv, sobre seus últimos dias, marcados pelo acidente de Lais e pela confirmação de sua participação na Olimpíada.

“Foram duas semanas bem pesadas, com ajuda de psicólogos, terapeuta, todo o pessoal do COB [Comitê Olímpico Brasileiro] em cima de mim, me dando aquele apoio. Nesta semana, machuquei meu joelho novamente, os médicos não queriam me deixar competir. Eu pedi ‘pelo amor de Deus’ para vir, e deu tudo certo.”

Josi também agradeceu aos pais e voltou a falar sobre Lais. “Foi muito difícil estar aqui sem ela, falei isso quando sai de lá [do hospital]. Ela me deu uma força danada. Quero muito que você saia dessa logo, branquinha, você vai sair dessa.”

Josi Santos treinou ao lado de Lais Souza nos Estados Unidos em um projeto que visa buscar resultados para o Brasil no esqui aerials em 2018. Lais acabou sofrendo um acidente quando esquiava em Salt Lake City, no estado americano de Utah, no dia 27 de janeiro.

A queda provocou deslocamento da vértebra C3, que tirou os movimentos abaixo do pescoço da atleta e afetou a respiração, que teve que ser auxiliada por aparelhos. Além da cirurgia para realinhamento da vértebra, Lais passou por outros procedimentos para respirar melhor, a traqueostomia, e uma gastrostomia, para se alimentar por meio de uma sonda.

A vaga brasileira havia sido oficializada pela Federação Internacional de Esqui após a desistência de Belarus a uma das vagas, em janeiro. Lais, melhor colocada no ranking, ficaria com a vaga, que acabou sendo repassada a Josi. Ela chegou a ficar em dúvida sobre sua participação, por estar abalada, mas resolveu competir para homenagear a amiga.