Topo

Brasileira segura o choro após nota baixa em estreia do país na patinação

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

19/02/2014 16h28

Isadora Williams fez o possível para não derramar as lágrimas que visivelmente se criavam em seus olhos após a apresentação desta quarta-feira. Com o mesmo esforço que fez para executar seus movimentos sobre o gelo, manteve o choro sob algum controle. Apesar do caráter histórico de colocar o Brasil pela primeira vez na disputa da patinação artística nos Jogos de Inverno, e menina de 18 anos saiu decepcionada com sua nota no programa curto em Sochi.

Com nota de 40.37 [dez pontos abaixo de seu ápice na temporada], a brasileira saiu em último lugar entre as 30 competidoras que se apresentaram no Iceberg Skating Palace. Assim, não terá a chance mostrar mais de seu repertório no programa longo de quinta, no desfecho da disputa individual feminina [24 meninas avançaram].

Estar por alguns minutos no centro das atenções da modalidade que talvez seja a mais badalada dos Jogos de Inverno mexeu com Isadora. A brasileira entrou para se aquecer junto com outras competidoras e teve que segurar os nervos por mais 20 minutos até se apresentar.

"Estava muito nervosa. Fiquei muito tensa e supervalorizei o programa. O publico foi maravilhoso. Estou feliz que eles estavam lá para me dar apoio", declarou a brasileira, nascida e criada nos Estados Unidos.

"Sim, eu estava muito pronta. Queria competir depois do meu aquecimento. Esperei muito depois do warm up (aquecimento), uns 20 minutos. Queria patinar logo. Tinha muita coisa na cabeça. Estava muito nervosa, tinha muita gente", acrescentou.

A percursora do país na patinação artística disse que mereceu a nota baixa e, em tom de pedido de desculpas, se dirigiu a quem esperava mais dela. Isadora completou 18 anos em seu primeiro dia em Sochi. No final das contas, agora se despedindo da Olimpíada, a menina deixou a carga emocional escoar por suas palavras.

"Eu fico muito feliz com os aplausos para mim. E fico muito triste, queria fazer um programa para eles, e para os brasileiros também", afirmou, emocionada, em um português esforçado, ainda em fase de aprendizado.

A adolescente brasileira se apresentou ao som de Dark Eyes (Olhos Negros), uma das músicas populares mais conhecidas da Rússia. Por isso, desde o início de sua performance, Isadora contou com o apoio do público, manifestado através de palmas entusiasmadas.

Mas o nervosismo dominou a brasileira, e a apresentação foi comprometida logo no primeiro movimento.

"Ela cometeu um erro no primeiro salto, perdeu pontos neste primeiro salto, que refletiu na sua pontuação final. No resto do programa não houve erros. Mas erros são erros. Infelizmente é uma pontuação que não a leva para a próxima fase amanhã (quinta), mas é uma boa experiência", comentou Andrey Krukov, profissional russo que treina a brasileira.

Quando terminou sua apresentação, Isadora já falou com os jornalistas sabendo que estava eliminada, apesar de outras vinte adversárias ainda precisarem de notas. Assim, a menina deixou o Iceberg Skating Palace para se encontrar com a mãe brasileira, a mineira Alexa, quando enfim poderá deixar cair as lágrimas desta grande experiência e de uma missão cumprida.