Fernando Alonso foi confirmado pela Ferrari. A notícia, divulgada nesta quarta-feira pela equipe italiana, vai inaugurar a dança de cadeiras na Fórmula 1 para a próxima temporada. Até o fim do ano, as especulações só devem aumentar.
O ciclo começa justamente com a Ferrari. Ou melhor, com quem deixa a Ferrari para dar lugar a Alonso. O finlandês Kimi Räikkönen ainda não confirma em qual cockpit vai sentar para pilotar no ano que vem. A vaga mais cotada para o campeão mundial de 2007 é a de Heikki Kovalainen na McLaren, para correr ao lado de Lewis Hamilton. Mas se o acerto não se confirmar, ele também pode assumir um dos carros da Brawn GP.
A Renault, que nega deixar a Fórmula 1 na próxima temporada, possibilidade cogitada após os escândalos envolvendo a equipe, tem uma vaga aberta que pode ser preenchida pelo polonês Robert Kubica, hoje na BMW. O time alemão sai da categoria no fim de 2010 - a não ser que a FIA aceite a inclusão do espólio da BMW, que foi comprado por empresários asiáticos, como o 14º time da categoria.
O alemão Nico Rosberg, que deve deixar a Williams no fim da temporada, é outro desejado por mais de uma equipe. Ele é cotado para a vaga do brasileiro Rubens Barrichello na Brawn GP, na qual seria o representante da montadora alemã Mercedes-Benz, que adquiriu parte da equipe comandada por Ross Brawn. Rosberg, porém, também é cotado para ser titular da McLaren caso Kimi Räikkönen não feche com a equipe.
Barrichello, por sua vez, dificilmente permanecerá na Brawn GP e já estaria em negociação justamente com a Williams, que além de Nico Rosberg, também não deverá manter o piloto japonês Kazuki Nakajima. Quem pode lucrar com isso é o alemão Nico Hulkenberg, campeão da GP2. Outra possibilidade é Nick Heidfeld, desempregado com o fim provável da BMW.
Ainda restariam vagas nos carros de Force India, Toro Rosso e Toyota, além das novatas USF1, Lotus, Campos e Manor, que ainda não confirmaram suas duplas de pilotos para o próximo ano. A lista de candidatos para esses postos inclui pilotos de outras categorias, como os brasileiros Lucas Di Grassi, Bruno Senna e Antonio Pizzonia, veteranos, como Jacques Villeneuve, e pilotos de testes, como Christian Klien e Anthony Davidson.
Uma lista de pilotos ainda sem lugar confirmado também deve circular bastante pelos paddocks da Fórmula 1 nas próximas três etapas. O alemão Timo Glock e o italiano Jarno Trulli podem não ter vaga na Toyota, mesmo caso de Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil, na Force India, Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi, na Toro Rosso, e Heikki Kovalainen, que deverá perder o lugar na McLaren.
Com suas duplas de pilotos confirmadas estão apenas a Ferrari, que terá Alonso e Massa, além da Red Bull, com Sebastian Vettel e Mark Webber garantidos por mais um ano. Confira abaixo a situação de outras equipes:
Toro RossoO diretor da equipe, Franz Tost, declarou recentemente que gostaria de manter a dupla atual, com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari. Mas o novato Jaime Alguersuari corre mais risco de ficar sem a vaga.
Force IndiaAdrian Sutil deve continuar na equipe em 2010. Seu atual companheiro, Vitantonio Liuzzi, ainda não foi descartado, mas a segunda vaga do time ainda está em aberto. Bruno Senna aparece como possível contratação.
ToyotaA equipe já deu a entender que não pretende renovar com Jarno Trulli e Timo Glock. Com a possibilidade de duas vagas em aberto, aumentam as chances de Bruno Senna.
ManorO norte-irlandês Adam Carroll aparece como favorito para uma das vagas, enquanto para a outra vaga, há apenas especulações, como Christian Klien, Anthony Davidson, Nelsinho Piquet, Bruno Senna e Antonio Pizzonia, campeão pela equipe na F-Renault e na F-3 inglesa.
USF1A equipe pretende contratar um jovem piloto norte-americano. Entre os especulados, o favorito é Jonathan Summerton, de 21 anos, que compete na Indy Lights. Alexander Wurz e Franck Montagny são cotados para os assentos da equipe que também chegou a especular Jacques Villeneuve.
CamposO espanhol Pedro de La Rosa, piloto de testes da McLaren, é favorito a um dos assentos. Outros citados são Giorgio Pantano, Vitaly Petrov, os brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi, além de Marc Gene, piloto de testes da Ferrari.
LotusA equipe tem uma lista de seis pilotos que poderão ser seus titulares em 2010. Porém, os nomes ainda não foram divulgados.