Com a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão, o Atlético-MG voltou a somar pontos diante do arquirrival depois de cinco anos em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Nas edições de Campeonato Brasileiro de 2005, 2007 e 2008, o Cruzeiro venceu todos os seis clássicos mineiros válidos pela competição nacional. A última vitória alvinegra em clássicos pelo Campeonato Brasileiro ocorreu em 2004. Naquela edição, a torcida atleticana comemorou dois triunfos sobre o Cruzeiro.
No primeiro turno de 2005, o Atlético, sob o comando de Tite, foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1 na estreia do técnico Paulo César Gusmão, que substituía a Levir Culpi. Já no segundo turno, a equipe celeste somou três pontos com um triunfo por 1 a 0 diante de um arquirrival comandado por Marco Aurélio.
Já em 2007, os clássicos pelo Brasileirão foram marcados por muitos gols. No primeiro turno, o Cruzeiro venceu por 4 a 2, após o Atlético ter buscado o empate em 2 a 2 e o meia Marcinho desperdiçar uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Gatti. No segundo turno, a exemplo da primeira metade do Brasileiro, o Cruzeiro fez 2 a 0, permitiu a virada do rival, mas foi buscar o triunfo por 4 a 3.
Na última temporada, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, no primeiro turno, com um gol de Ramires aos 46min da etapa final. Já na segunda partida, a equipe celeste voltou a marcar próximo do fim com Guilherme aos 48min do segundo tempo, mas o gol apenas serviu para ratificar a vitória por 2 a 0.
Com a vitória deste domingo, o Atlético mantém a vantagem no confronto com o arquirrival pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Cruzeiro soma 13 vitórias, o time alvinegro venceu 16. Em 15 oportunidades houve empate.