O Flamengo está longe de figurar entre os times que mais finalizam no Campeonato Brasileiro. No entanto, o fato de possuir Adriano rondando a área adversária já é o suficiente para colocar medo nos zagueiros rivais. Apoiada nisso e ao fato de possuir ótimo aproveitamento das chances que cria, a equipe dirigida por Andrade pretende deixar o Mineirão, domingo, contra o Atlético-MG, vitoriosa.
Para esse jogo, o treinador rubro-negro já avisou que vai exigir uma postura ofensiva de seu time, como tem sido nas últimas partidas. O zagueiro Álvaro apoia a decisão e aposta na qualidade do trio ofensivo da equipe.
"Um clássico como esse se define nos detalhes. Vamos precisar ter muita paciência e concentração na defesa. Temos de aproveitar na frente o momento dos nossos atacantes para decidir o jogo", elogiou o zagueiro.
Álvaro pode não saber, mas a equipe rubro-negra ocupa apenas o 17º lugar no ranking das que mais finalizam na competição. Em média, de acordo com dados do
Datafolha, o Flamengo arremata 12,2 vezes à meta adversária.
Contudo, o Rubro-Negro vira os números ao seu favor ao ser o segundo time com melhor pontaria nas finalizações, com 41,8%, perdendo apenas para o Internacional, que acerta em média 42,6% dos chutes por jogo.
Sem dúvida alguma Adriano é o grande responsável por essa boa média flamenguista, já que é o vice-artilheiro do Brasileiro com 17 gols. No entanto, Petkovic, com seis gols, e Zé Roberto, com quatro, também contribuem. Os três juntos têm 27 tentos no certame, dos 49 que o Flamengo já anotou em 33 jogos.
A força do trio impressiona mais nesta reta final de competição. Dos últimos 17 gols que o Rubro-Negro marcou, apenas dois - um de Denis Marques e um de Willians - não foram feitos por eles.
"O Pet, o Adriano e o Zé [Roberto] estão jogando demais. A gente precisa aproveitar esse momento deles no domingo. Vai ser um jogo muito difícil, mas temos condições de sair do Mineirão com a vitória", destacou o zagueiro Álvaro.