Disposto a participar do último jogo do Brasileirão 2009 e, quem sabe, poder ajudar o Cruzeiro a conquistar uma vaga na Copa Libertadores, assim como ocorreu no ano passado, o lateral Fernandinho disse, no entanto, que não tem condição de atuar 90 minutos contra o Santos domingo na Vila Belmiro.
"Acho que seria precoce eu dizer que seria titular neste jogo. Posso estar à disposição do Adilson (
Batista) para entrar no decorrer do jogo, mas eu não teria possibilidade nenhuma de jogar 90 minutos. Tenho que ter consciência disso. A vontade é enorme", observou Fernandinho.
"Ano passado eu estava presente no último jogo e ajudei o Cruzeiro a conquistar uma vaga na Libertadores, e este ano também queria estar presente, mas a gente sabe dos nossos limites. Vou tentar ajudar na medida do possível o Adilson", acrescentou o lateral, que poderia ocupar a vaga do meia Gilberto, suspenso.
Na última rodada do Brasileirão do ano passado, o Cruzeiro goleou a Portuguesa, por 4 a 1, no Mineirão, em 7 de dezembro, com dois gols de Fernandinho. Com o resultado, o time celeste conquistou vaga na Libertadores.
Desta vez, o Cruzeiro precisa vencer o Santos e torcer por tropeço de um dos concorrentes direitos. O time celeste depende de derrota, principalmente, de Palmeiras ou São Paulo, até porque o Internacional ostenta diferença de 14 gols de saldo para os mineiros.
Pela importância da partida de domingo, Fernandinho prefere não arriscar a se colocar à disposição do treinador. "Se tivesse condição mesmo, queria jogar como titular, mas o momento não é oportuno, ainda mais numa partida tão importante, que vai definir a vaga na Libertadores, então tem de ter muita cautela também", ressaltou o lateral.
Submetido a cirurgia no joelho esquerdo no início da temporada, Fernandinho ficou oito meses afastado dos gramados. Ele voltou na vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, em 18 de outubro, quando atuou 40 minutos ao entrar no segundo tempo.