Topo

Prefeito cogita reformar estádio do Bangu para substituir Engenhão

Moça Bonita, mesmo com problemas de pipas e gramado ruim, volta a ser especulado - Agência Photocamera
Moça Bonita, mesmo com problemas de pipas e gramado ruim, volta a ser especulado Imagem: Agência Photocamera

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/06/2013 12h49

A Prefeitura do Rio de Janeiro já tem um estádio alternativo para a realização de jogos na cidade caso o Engenhão precise ficar fechado por mais alguns meses. O prefeito Eduardo Paes disse nesta quarta-feira que pode reformar Moça Bonita, estádio do Bangu, para que a capital carioca volte a sediar jogos do Campeonato Brasileiro e Carioca.

A proposta do prefeito foi relevada nesta manhã em entrevista coletiva. Paes não falou sobre as condições do Engenhão, interditado desde março por problemas na sua estrutura de sua cobertura. Também não adiantou quanto tempo levará para que o estádio seja novamente liberado para jogos.

Ele ressaltou, porém, que caso o Engenhão ainda tenha que permanecer fechado por um tempo considerável, Moça Bonita deve ser reformado. “Dependendo da solução necessária para o Engenhão, podemos reformar e quem sabe ampliar um pouquinho Moça Bonita para os jogos do Brasileiro e do Carioca”, afirmou Paes.

Já há algum tempo, o prefeito defende uma adequação no estádio do Bangu. Um dos espaços mais tradicionais do futebol carioca, Moça Bonita fica no extremo da Zona Oeste do Rio. Paes já chegou a cogitar, inclusive, que ele receba os jogos de rúgbi durante a Olimpíada de 2016, mas o projeto não andou.

De acordo com o prefeito, a reabertura do Maracanã não suprirá a necessidade de um estádio para o Rio de Janeiro. Segundo ele, a cidade precisará de um estádio menor para receber jogos de menor público. Desde 2007, o Engenhão tinha assumido esse papel de estádio secundário. Temporariamente, Moça Bonita pode cumprir essa função.

O estádio foi usado no Campeonato Carioca deste ano. Chegou a ser criticado pelos clubes do Rio devido à má qualidade de seu gramado. Em Moça Bonita, os jogos só podiam ser realizados durante o dia já que o estádio não tem refletores. No espaço, também é comum a interrupção das partidas por causa de pipas que caem no gramado.