!
UOL - O melhor conteúdo
Vasco derrota o Duque de Caxias e dá mais um passo rumo à Série A - 26/09/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 

Felipe Dana/Foto Arena/AE

Carlos Alberto marca seu sexto gol na Série B e garante vitória do Vasco

26/09/2009 - 18h08

Vasco derrota o Duque de Caxias e dá mais um passo rumo à Série A

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Vasco deu mais um passo para sair do tormento da Série B e retornar à elite do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time cruzmaltino derrotou o Duque de Caxias por 1 a 0, no Maracanã, pela 26ª rodada da Série B, e chegou aos 55 pontos, na liderança, 13 a mais que o Figueirense, quinto colocado. O único gol da partida foi assinalado pelo meia Carlos Alberto.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
17min - Paulo Sérgio recebe na direita e cruza para Carlos Alberto, que cabeceia, com muito perigo, à esquerda de Vinícius.
25min - Marquinho recebe dentro da área e rola para Leandro Chaves, que chuta para a grande defesa de Fernando Prass.
33min - Elton faz boa jogada individual e rola para Robinho. O atacante chuta, mas Vinícius salva. No rebote, Carlos Alberto manda a bola pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOLLL DO VASCO!!! Ramon é lançado e chuta para a defesa de Vinícius, que dá rebote. Na sobra, Carlos Alberto, livre, apenas empurra a bola para o fundo da rede.
9min - Leandro Chaves dá ótimo passe para Thiaguinho, que fica na frente de Fernando Prass, mas manda a bola para fora.
14min - Carlos Alberto "tira onda" de ponta esquerda e cruza para dentro da área. Marquinho tenta cortar e quase marca contra. Vinícius salva o Duque de Caxias.
41min - Adriano recebe a bola dentro da área e aos "trancos e barrancos" chuta para a boa defesa de Vinícius.
PÁGINA DO DUQUE DE CAXIAS
PÁGINA DO VASCO
PÁGINA DA SEGUNDONA
"A vitória foi conseguida muito mais na disposição do que na técnica. Tivemos bons momentos na partida, mas precisamos ter equilíbrio durante os noventa minutos para ganharmos de forma mais segura", salientou Carlos Alberto.

Já o Duque de Caxias vive situação oposta. A equipe parou nos 30 pontos e ficou apenas dois pontos acima da zona do rebaixamento - só não entrou na degola porque o América-RN foi derrotado pelo ABC no clássico potiguar.

"Não podíamos ter sofrido o gol da forma como ele aconteceu. Perdemos a bola e o time do Vasco acabou se aproveitando. Um time que luta contra o rebaixamento não pode levar um gol desse tipo", reclamou o volante Mancuso.

Na próxima rodada da Série B, o Vasco recebe o Figueirense, às 21h, em São Januário. Já o Duque de Caxias vai até Salvador enfrentar o Bahia, às 21h50. As duas partidas serão realizadas nesta terça-feira, dia 29.

O fato de ser "visitante" foi totalmente ignorado pelo Vasco, que começou a partida em cima do Duque de Caxias. Nos primeiros 20 minutos, a equipe cruzmaltina poderia ter inaugurado o placar, mas desperdiçou boa chance com o meia Carlos Alberto.

Como calor era intenso no Rio de Janeiro, o Vasco não agüentou o ritmo frenético e deu uma caída. O Duque de Caxias, então, se aproveitou do momento e teve uma grande oportunidade, aos 25 minutos, com Leandro Chaves.

O susto fez com que o Vasco acordasse para o jogo e ignorasse o calor. Robinho teve a oportunidade, mas falhou na hora de marcar. O primeiro tempo terminou mesmo 0 a 0 e o time cruzmaltino foi para o vestiário muito vaiado pelos seus torcedores.

O segundo tempo começou igual ao primeiro: com o Vasco pressionando. Porém, aos contrario da etapa inicial, o Gigante da Colina abriu o placar, aos quatro minutos, com Carlos Alberto, aproveitando rebote do goleiro Vinícius.

O gol do Vasco deixou a partida aberta, com o Duque de Caxias buscando, pelo menos, o empate. Aos nove minutos, Thiaguinho teve uma grande chance de deixa tudo igual, mas acabou desperdiçando ótima chance na frente de Fernando Prass.

Porém, aos poucos, já dando a vitória como certa, o Vasco recuou e passou a ser pressionado pelo Duque de Caxias. Para tentar mudar o panorama, o técnico Dorival Júnior sacou Robinho e Elton e colocou Adriano e Philippe Coutinho, respectivamente.

Nos contra-ataques, o Vasco foi em busca do segundo e perdeu boas chances nos minutos finais, com Ramon e Adriano. Porém, o a 1 a 0 acabou sendo suficiente para deixar o Cruzmaltino cada vez mais próximo de retornar à Série A do Campeonato Brasileiro.

DUQUE DE CAXIAS 0 x 1 VASCO

Duque de Caxias
Vinícius; Oziel, Gustavo Silva, Santiago e Marquinho (Paulo Rodrigues); Mancuso, Leandro Teixeira (Juninho), Leandro Chaves e Thiaguinho; Gilcimar (Leandro Cruz) e Tony.
Técnico: Gilson Kleina

Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio (Fagner), Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Allan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano) e Elton (Philippe Coutinho).
Técnico: Dorival Júnior

Data: 26/09/2009 (sábado)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Auxiliares: Marco Aurélio Pessanha (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Público: 25.554 pagantes e 27.622 presentes
Renda: R$ 361.391,00
Cartões amarelos: Gustavo Silva, Santiago, Oziel, Leandro Chaves e Juninho (Duque de Caxias). Paulo Sérgio, Allan, Fernando Prass e Mateus (Vasco).
Gol: Carlos Alberto, aos 4 minutos do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host