O fato de ter dois jogadores a mais durante todo o segundo tempo não foi o suficiente para o Atlético de Madri voltar a vencer no Campeonato Espanhol. Na abertura da oitava rodada neste sábado, o clube da capital decepcionou ao sofrer um gol nos acréscimos do segundo tempo e apenas empatar por 1 a 1 com o Mallorca, causando a ira da torcida no estádio Vicente Calderón.
Depois de ser goleado pelo Chelsea por 4 a 0 pela Liga dos Campeões da Europa no meio de semana, o Atlético atingiu três partidas sem vencer no campeonato nacional. Com sete pontos, os
colchoneros subiram para a 14ª posição, mas não conseguiram se afastar da zona do rebaixamento. Por sua vez, o Mallorca chegou aos 13 e continuou em quinto, mas não conseguiu subir temporariamente para a terceira colocação.
Contando com o estádio Vicente Calderón, o Atlético de Madri teve a grande oportunidade de sair na frente do placar aos 27min do primeiro tempo, quando o lateral Josemi cometeu pênalti ao colocar a mão na bola dentro da área, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. No tiro livre, porém, Forlán bateu mal e jogou para fora.
O vacilo do uruguaio acordou o Mallorca, que ganhou moral e pressionou o jovem goleiro David de Gea durante a primeira etapa. Os madrilenos, enquanto isso, ainda tiveram uma boa chance com o tcheco Thomas Ujfalusi, que recebeu passe do volante brasileiro Paulo Assunção e cruzou para a área à procura de Forlán. O goleiro israelense Dudu Aouate saiu bem do gol e impediu a chegada dos anfitriões.
A missão do Atlético se tornou menos complicada logo aos 6min do segundo tempo, quando o árbitro Muñiz Fernández marcou pênalti do zagueiro Ramis, também por toque de mão na bola, e expulsou o jogador do Mallorca. Desta vez, Forlán mostrou mais categoria na cobrança de falta e abriu o placar em Madri.
Com 11 jogadores em campo contra nove do rival, o Atlético teve tranquilidade para segurar o placar favorável durante os 40 minutos subsequentes e praticamente não foi incomodado pelo Mallorca. O time mandante, que também não foi contundente na busca pelo segundo gol, optou por se defender e ainda trocou o atacante argentino Sergio Agüero pelo volante brasileiro Cléber Santana, aos 30min do segundo tempo.
Sem conseguir ratificar a vitória com o segundo gol no Vicente Calderón, o Atlético foi penalizado ao sofrer o empate aos 46min do segundo tempo. O volante Borja Valero chutou sem muito ângulo, o goleiro De Gea falhou e a bola morreu nas redes, dando números finais à partida.
O compromisso seguinte do Atlético de Madri no Campeonato Espanhol será fora de casa, no estádio San Mamés contra o Athletic de Bilbao, no próximo final de semana. Já o Mallorca terá a oportunidade de retornar ao San Moix para duelar com o Racing Santander.