O Liverpool fez a sua parte e venceu o Newcastle por 3 a 0, em casa, neste domingo, indo aos 77 pontos, três a menos que o líder Manchester United, que venceu no sábado e tem um jogo a menos que as outras equipes. Restam três rodadas para o término do Campeonato Inglês.
Benayoun e Kuyt marcaram os dois primeiros gols dos vice-líderes ainda no primeiro tempo. No final, o volante brasileiro Lucas, que entrou no decorrer da partida, anotou o terceiro.
Depois de ser eliminado pelo Chelsea na Liga dos Campeões, o Liverpool segue em busca do título inglês. Para isso, a equipe do técnico Rafa Benítez mais uma vez apostava no seu poderio ofensivo, que já marcou 69 gols e com isso tem o melhor ataque da Premier League. O lateral-esquerdo brasileiro Fábio Aurélio, titular absoluto da equipe, participou do duelo.
O jogoO Liverpool sofreu uma pequena pressão no início do jogo, até que aos 21 minutos Kuyt aproveitou falha da defesa do Newcastle e tocou para Benayoun, que completou para as redes. Após abrir vantagem no placar, o time da casa dominou a partida e chegou ao segundo gol aos 27, quando Gerrard cruzou para Kuyt marcar de cabeça.
O terceiro por pouco não saiu em chute de Xabi Alonso de fora da área. A bola bateu no travessão. O goleiro do Newcastle, Harper, ainda fez outras duas defesas evitando que os anfitriões fossem para o intervalo com uma vantagem maior.
Na etapa final, o confronto ficou mais cadenciado. A primeira boa chance saiu só aos 21, quando o argentino Mascherano arriscou de fora da área para a defesa do goleiro visitante.
Pouco depois, Xabi Alonso tentou encobrir Harper e acertou o travessão pela segunda vez na partida. Aos 32, Barton ainda foi expulso, deixando o Newcastle com um a menos. Dez minutos depois, Lucas, que havia entrado no lugar do machucado Xabi Alonso, marcou de cabeça, após cruzamento da Fábio Aurélio.
Também neste domingo, o Everton venceu o Sunderland por 2 a 0 fora de casa, com gols de Pienaar e Fellaini e foi aos 56 pontos, na quinta posição e perto de confirmar uma vaga na Copa da Uefa. Os anfitriões ficaram com 35, em 16° lugar, ainda ameaçados pelo rebaixamento.
Já nesta segunda-feira, o Aston Villa jogará em casa com Hull City no fechamento da rodada.
* Atualizada às 13h50 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)