Ronaldo deve decidir por parar de jogar em 2011 ou 2012, segundo o lateral esquerdo Roberto Carlos
Roberto Carlos se diz seguro para se considerar um “porta-voz” de Ronaldo. São 16 anos de amizade. Confiante quanto ao retorno do Fenômeno aos jogos, o lateral-esquerdo declarou nesta quinta-feira que convenceu o amigo a apagar a ideia de encerrar a carreira no fim da temporada, como havia cogitado o atacante.
“Brinquei com o Ronaldo no vestiário que faz muito tempo que ele está de férias. O importante é que ele tomou a decisão de não querer parar no ano. Eu vi que ele tinha comentado sobre a possibilidade de parar. Ele agora vai decidir se para em 2011 ou 2012”.
Segundo Roberto Carlos, Ronaldo demonstra carência em meio a bombardeios de notícias negativas vindas da imprensa. Esse comportamento, complementa o lateral, é comum no atacante, se acentuando quando ele passa por críticas intensas, como agora, questionado sobre os quilos a mais.
“O Ronaldo é um cara que necessita de carinho das pessoas. Nessas horas de dificuldade fazemos o possível para poder ajudar. Passamos palavras de confiança, de ânimo. Fora de campo ele está sempre bem. Mas algumas fotos, alguns programas não respeitam a trajetória vitoriosa dele. No exterior também fizeram gracinhas. Não falo que ele vai dar volta por cima porque ele não tem nada a provar. O torcedor ama o Ronaldo”, discursou Roberto Calos.
Em 2002, o técnico Luiz Felipe Scolari comentou à imprensa que Ronaldo era mimado, sendo um jogador que necessitava de carinho. A declaração, na época, desagradou o atacante, que negou tal comportamento.
Para minimizar a carência de afeto, Ronaldo costuma utilizar meios de atrair a atenção da mídia e público, entrega Roberto Carlos. Mensagens pela internet são usadas regularmente pelo atacante para interagir com os admiradores.
“Ele costuma colocar notícias no Twitter. Ele é muito inteligente. O Ronaldo avisa, manda recadinho para ter a resposta do público. Ele quer ver torcedor aplaudindo. Mas carinho ele tem”.
Em contato com Adilson Batista, Ronaldo estabeleceu sua volta ao time para este domingo, contra o Vitória, no Pacaembu. Na sexta, o Fenômeno disputará jogo-treino com a equipe de base, no Parque São Jorge, teste definitivo para domingo.
Roberto Carlos, entretanto, coloca como incerta a presença de Ronaldo contra o Vitória. O atacante só voltará se estiver em perfeitas condições físicas, avisa.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas