Topo

Neymar encara lesão, eliminação e dúvida na seleção pelo 2º março seguido

Neymar, assim como em 2018, tem um março de recuperação de lesão no quinto metatarso - Divulgação
Neymar, assim como em 2018, tem um março de recuperação de lesão no quinto metatarso
Imagem: Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/03/2019 04h00

Sabe aquela sensação de déjà vu? De viver no presente algo do passado, com roteiro e cenários praticamente semelhantes? Março de 2019 tem este caráter para Neymar. A maior estrela do futebol brasileiro convive com problemas parecidos às vésperas de uma competição importante. Em 2018, no caso, a maior delas: Copa do Mundo. Nesta temporada, a Copa América.

O metatarso operado que atrapalhou o desempenho na Rússia voltou a incomodar. O Paris Saint-Germain, sem o craque, se despediu precocemente da principal competição da temporada. A preocupação sobre como Neymar estará com a seleção no meio do ano ressurge. Março, pelo segundo ano consecutivo, exigiu do atacante mais do que o simples trabalho de fisioterapia.

Recuperação dura

Neymar voltou a encarar problemas com o pé direito. Em 2018, o craque veio ao Brasil para ser operado e iniciar a acelerada recuperação para a Copa do Mundo. Neste ano, a longa fisioterapia tomou a rotina do jogador. São comuns os vídeos detalhando o tratamento, com até os "parças" do camisa 10 comprovando o sofrimento do processo na própria pele.

Trauma na Liga dos Campeões

Neymar PSG - Reprodução - Reprodução
Neymar não pôde ajudar o PSG: brasileiro ficou fora do duelo decisivo contra o Manchester United
Imagem: Reprodução

Há um ano, Neymar desfalcou o Paris Saint-Germain da segunda partida contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Ausente, o brasileiro viu a equipe cair no Parque dos Príncipes para os espanhóis, que se sagrariam campeões posteriormente. Já neste ano, na beira do gramado, o atacante testemunhou uma surpreendente queda para o Manchester United, após comemorar vitória por 2 a 0 na primeira perna da eliminatória.

Rumores, sempre eles

Neymar Florentino Pérez Zidane - REUTERS/Susana Vera - REUTERS/Susana Vera
Zidane chegou ao Real Madrid e deve ganhar um grande reforço. Florentino Pérez aprova Neymar
Imagem: REUTERS/Susana Vera

No ano passado, a emissora TF1, afirmou que Nasser Al Khelaifi viajou ao Brasil durante o processo de fisioterapia para convencer Neymar a permanecer no Paris Saint-Germain. O Real Madrid surgia como a grande "sombra" para os franceses, cenário que se repete em 2019. Eliminado precocemente da Champions, o gigante do espanhol tem o craque como pauta segundo a imprensa espanhola - até Florentino Pérez, presidente madridista, falou sobre o brasileiro.

Violência no Francês

O UOL Esporte noticiou justamente em março de 2018 sobre como Neymar estava irritado com o jogo violento de adversários no Campeonato Francês. Neste ano, a lesão que deixou o craque afastado de um decisivo momento da temporada surgiu justamente após pancadas recebidas no duelo contra o Strasbourg. Até o amigo Daniel Alves desabafou contra o tratamento dado ao brasileiro no torneio.

Ausente em reta final de preparação

Tite Neymar - Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images - Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images
Tite não vai contar com Neymar para a janela de março, a última antes da convocação para a Copa América
Imagem: Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images

Tite praticamente fechou o grupo da Copa do Mundo em março de 2018, quando a seleção encarou Rússia e Alemanha. Neymar, tanto há um ano quanto agora, às vésperas da Copa América, ficou fora da equipe nacional e não foi convocado para os amistosos com Panamá e República Tcheca.

E a Copa (América)?

Neymar seleção brasileira - Divulgação - Divulgação
Neymar segue em recuperação para chegar no auge para defender o Brasil na Copa América
Imagem: Divulgação

Neymar admitiu que o lado físico atrapalhou o seu desempenho na Copa do Mundo. Neste ano, esta questão preocupa também a comissão técnica de Tite. Ao enfrentar problemas no quinto metatarso do pé direito, o principal jogador da seleção é uma incógnita para a Copa América. Desta vez, o retorno ocorre antes, fator fundamental para a comissão técnica ter o camisa 10 mais inteiro diante de um importante compromisso. Edu Gaspar, coordenador técnico da seleção, diz que o astro não preocupa.