! Em jogo tenso, Botafogo e Flamengo empatam 1ª final no Rio - 29/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  29/04/2007 - 18h04
Em jogo tenso, Botafogo e Flamengo empatam 1ª final no Rio

Da Redação
No Rio de Janeiro

FOTOS DA DECISÃO
Photocamera/Divulgação
Dodô, livre na área, abre o placar para o Botafogo no Maracanã
Photocamera/Divulgação
De pênalti, Renato marca o seu e comemora com máscara de urubu
VEJA OS GOLS DA FINAL
Uma decisão eletrizante. Assim foi o primeiro jogo da final do Estadual do Rio entre Botafogo e Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Em um duelo de muitos gols e expulsões, os alvinegros dominaram a primeira etapa, mas viram os rubro-negros reagirem na base da empolgação no segundo tempo e empatarem a partida, que terminou 2 a 2.

"O sentimento é que estamos vivos na competição. A equipe dá mais uma vez a prova de que se supera. No primeiro jogo da final da Taça Guanabara nós perdemos [para o Madureira] e depois conseguimos o título. Em Potosí-BOL [pela Libertadores] mais uma vez mostramos superação na altitude", vibrou após o apito final do árbitro o técnico Ney Franco, do Flamengo.

Com a igualdade, as equipes precisarão de uma vitória no confronto decisivo, domingo que vem, novamente no Maracanã, para ficar com o título. Um novo empate levará a disputa para os pênaltis.

"Os jogadores estão conscientes que, em condições normais [11 contra 11], o Botafogo tem totais chances de vencer o adversário. Temos que levantar a cabeça, porque este foi só o primeiro jogo. A decisão, de verdade, será apenas no próximo domingo", disse o meia botafoguense Lucio Flavio.

Nesta tarde, o Botafogo começou melhor. Com a manutenção do futebol ofensivo que se tornou sua marca em 2007, o time comandado pelo técnico Cuca teve sucesso e facilidade contra um adversário acuado em campo.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
14min - Após cobrança de escanteio, Julio Cesar sai mal do gol e, na sequência, Leonardo Moura chuta forte da entrada da área, por cima do travessão do Botafogo.
26min - Renato Augusto dá belo drible, mas, livre dentro da área, chuta em cima de Julio Cesar. Souza corria sozinho pelo meio.
32min GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zé Roberto faz jogada individual pela direita, dribla Paulinho e cruza rasteiro para Dodô, na segunda trave, abrir o placar.
41min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lucio Flavio avança pelo meio da defesa do Flamengo, invade a área e dá um toque na saída de Bruno, marcando um golaço.
SEGUNDO TEMPO
2min - Claiton avança com liberdade e chuta da entrada da área para a grande defesa de Julio Cesar.
17min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Renato invade a área e, ao driblar Julio Cesar, é derrubado pelo goleiro, que é expulso. O próprio meia cobra o pênalti no ângulo direito de Max, que pula para o canto certo, mas não consegue evitar o gol rubro-negro.
33min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!!! Leo Lima cruza da esquerda, Max falha e solta a bola no pé de Souza, que chuta para empatar o jogo.
42min - Quase a virada do Flamengo! Renato cobra falta com categoria e acerta o travessão.
BOTAFOGO REPETE ERROS
CUCA LAMENTA EXPULSÃO
'COM 11', BOTA CRÊ NA TAÇA
FLA LAMENTA NÃO TER VIRADO
3-6-1 É DEFENDIDO PELO FLA
FLAMENGO IGNORA VAIAS
O esquema 3-6-1 do Flamengo de Ney Franco demonstrou pouca eficiência e a tentativa de congestionar o meio-campo só deu certo nos momentos iniciais do jogo. Com a proposta de jogar fechado e explorar os contra-ataques, o Fla instaurou uma retranca atrás da linha da bola, enquanto Renato Augusto e Souza buscavam, isolados, criar chances na frente.

A solução encontrada pelo Botafogo para furar o bloqueio rival foi as jogadas individuais. Primeiro, Zé Roberto deu lindo drible em Paulinho e passou para Dodô marcar o primeiro gol, aos 32min. Apenas nove minutos depois, foi a vez de Lucio Flavio dar bela arrancada e assinalar um golaço.

"Foi um dos gols mais marcantes da minha carreira. Fiz uma jogada bonita, conduzi entre os zagueiros. Tiramos proveito do sistema de marcação do Flamengo", disse Lucio Flavio, que anotou seu oitavo gol na competição. Dodô, vice-artilheiro com 12, agora está a apenas um de Marcelo do Madureira.

Na etapa final, mesmo sem nenhuma alteração tática, o Flamengo se transformou na partida e assumiu o papel que pertencia ao adversário, de pressionar no campo de ataque.

A partir dos 12min, essa atitude rubro-negra aumentou ainda mais com a expulsão de Julio César, goleiro alvinegro, que fez pênalti em Renato e foi expulso. Max, que entrou no lugar de Lucio Flavio, não conseguiu defender a cobrança de Renato.

O gol inflamou a torcida do Flamengo e em campo o time correspondeu. Na base da pressão, chegou ao empate com Souza aos 33min, após falha de Max. Pouco depois, com os ânimos exaltados, Léo Lima e Diguinho trocaram tapas e foram expulsos pelo árbitro William de Souza Nery.

Antes de voltarem a se encontrar, as equipes mudam o foco e se preparam para outras competições, em que têm compromissos nesta quarta-feira. O Botafogo vai a Belo Horizonte, onde enfrentará o Atlético-MG, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O Flamengo, por sua vez, encara o Defensor Sporting, no Uruguai, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores.

BOTAFOGO
Júlio César; Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Vagner); Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio (Max) e Zé Roberto; Jorge Henrique (Diguinho) e Dodô
Técnico: Cuca

FLAMENGO
Bruno; Irineu, Ronaldo Angelim (Roni) e Moisés; Leonardo Moura, Paulinho (Jaílton), Claiton (Léo Lima), Renato, Renato Augusto e Juan; Souza
Técnico: Ney Franco

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitro: William de Souza Nery
Auxiliares: Aristeu Tavares e Ediney Mascarenhas
Cartões amarelos: Luciano Almeida (B), Lucio Flavio (B), Souza (F), Joílson (B), Jorge Henrique (B) e Paulinho (F)
Cartão vermelho: Júlio César (B), Diguinho (B) e Leo Lima (F)
Gols: Dodô, aos 32min e Lucio Flavio, aos 41min do primeiro tempo; Renato, aos 17min e Souza, aos 33min do segundo tempo.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias