Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Chelsea dá show, goleia o Sunderland e volta ao topo da tabela - 01/11/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
01/11/2008 - 14h56

Chelsea dá show, goleia o Sunderland e volta ao topo da tabela

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A derrota para o Liverpool no estádio Stamford Bridge já é assunto do passado para o Chelsea. No primeiro jogo em casa desde que viu o fim de uma invencibilidade de quase cinco anos como mandante pelo Campeonato Inglês, o time de Luiz Felipe Scolari deu show, goleou Sunderland por 5 a 0, neste sábado, e voltou à liderança da Premier League. Destaque para o francês Anelka, que anotou três gols e se tornou, ao lado de Zaki (Wigan), artilheiro da temporada, com oito tentos --o brasileiro Alex e Lampard também anotaram.

CLASSIFICAÇÃO DO INGLÊS
PontosJogos
Chelsea2611
Liverpool2610
Manchester United2110
Arsenal2011
Aston Villa2010
Hull City2011
DIEGO MARCA NA ALEMANHA
TEVEZ NÃO QUER DEIXAR TIME
MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
Uma vitória convincente era o principal objetivo de Felipão. Muito mais do que "esquecer" o revés do domingo passado, que colocou ponto final numa seqüência de 86 partidas sem derrota em seus domínios pelo torneio nacional, o treinador brasileiro esperava melhorar o desempenho de seu elenco no Stamford Bridge neste início de Premier League. Em cinco jogos, tinha vencido apenas duas vezes.

E os comandados de Felipão não decepcionaram. Fizeram um primeiro tempo inquestionável. Não deram espaços ao rival e marcaram três vezes, com o brasileiro Alex e dois com Anelka. Na etapa final, outros dois (Lampard e Anelka). Assim, chegaram aos 26 pontos, mesma pontuação do Liverpool, que viu o fim de sua invencibilidade na temporada, após a derrota de virada para o Tottenham (2 a 1) --os londrinos levam vantagem no saldo de gols e, por isso, estão em primeiro.

Apesar do placar elástico, o Chelsea precisou ter muita paciência para alcançar esses três importantes pontos. Desde o início, encontrou um adversário que preocupado apenas em se defender e que raramente chegou ao ataque. Petr Cech foi um mero espectador.

Até aos 15min do primeiro, os donos da casa tiveram três oportunidades. Na principal, o brasileiro naturalizado português Deco bateu de fora e acertou o travessão de Fulop. Era uma espécie de duelo de ataque contra defesa. O jeito foi buscar as jogadas pelos lados do campo. E foi assim que o Chelsea começou a desenhar sua vitória.

Aos 26min, Joel Cole driblou um defensor e chutou para o gol. O goleiro Fulop não conseguiu segurar e o brasileiro Alex, livre dentro da área, tem apenas o trabalho de tocar para o fundo das redes. 1 a 0. A partir daí, encontrou espaços e não demorou a ampliar. Detalhe: novamente pelo lado direito. Aos 29min, Lampard cruzou para o meio da área. Alex e Anelka praticamente se enrolaram para marcar, mas o atacante francês, em posição irregular, bateu por último e ampliou para o time de Felipão.

A partir daí, o confronto ficou fácil. Nos acréscimos, Malouda recebeu dentro da área e rolou para Anelka, que só tocou para a rede. Isso não mudou no segundo tempo. O Chelsea manteve a mesma pressão e fez mais dois num curto espaço de tempo. Aos 5min, Lampard aproveitou cruzamento de Joe Cole e, de cabeça, anotou o quarto.

Dois minutos mais tarde, Anelka fez o seu terceiro no duelo, o oitavo no Campeonato Inglês. Malouda cruzou rasteiro para o meio da área e encontra seu compatriota, que, de carrinho, define a goleada do Chelsea. Luiz Felipe Scolari aproveitou a facilidade para promover a estréia do volante brasileiro Mineiro.

No sufoco, Manchester United supera zebra inglesa
Assim como o elenco londrino, o Manchester United vence. Mas sofreu. Seu adversário era o modesto Hull City, que se transformou na principal surpresa do Campeonato inglês. Com dois gols do português Cristiano Ronaldo, que é favorito ao título de melhor jogador do mundo, os Red Devils ganharam por 4 a 3 --chegaram a abrir 4 a 1-- e subiram para 21 pontos, um à frente do próprio Hull City.

Em casa, o Manchester United demonstrou que conseguiria uma tranqüila vitória. Logo aos 2min, quando Cristiano Ronaldo entrou na área e bateu firme. 1 a 0. Levou um susto, aos 22min. Após cobrança de falta batida por Dawson, Cousin subiu mais alto do que a defesa dos Red Devils e igualou o marcador. Apesar desse tento, o time treinado por Alex Ferguson não se abalou.

Aos 28min, voltava a comandar o marcador. O búlgaro Berbatov avançou pelo meio e passou para Carrick, que bateu cruzado e colocou os donos da casa novamente em vantagem no marcador. No final, aos 43min, Cristiano Ronaldo, de cabeça, ampliou.

No início do segundo tempo, aos 12min, Vidic aproveitou cobrança de escanteio e fez o quarto do Manchester. Acomodado em campo, os donos da casa viram o rival descontar. Aos 24min, Mendy tocou por cima do goleiro Van der Sar. 4 a 2. Com isso, o Hull City se animou e ainda fez o terceiro, aos 36min, com o brasileiro Geovanni.

Ainda neste sábado, o Arsenal voltou a decepcionar. Apenas três dias após ver o rival Tottenham se superar em campo e alcançar um heróico empate por 4 a 4, em pleno Emirates Stadium, perdeu para o Stoke City por 2 a 1, fora de casa --Foller e Olofinjana fizeram os gols dos anfitriões, enquanto Clichy descontou.

Para piorar, o holandês Van Persie foi expulso e será desfalque contra o Manchester United, no próximo final de semana. Com isso, o Arsenal permanece com 20 pontos e vê os líderes se distanciarem cada vez mais na classificação.

Outros jogos: Middlesbrough 1 x 1 West Ham; Portsmouth 1 x 2 Wigan; e West Bromwich Albion 2 x 2 Blackburn Rovers.

Atualizado às 17h31

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host